Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Orientador "Barbosa , Cleusa Salvina Ramos Maurício"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Ponciá Vivêncio e O papel de parede amarelo: diálogos e limites entre as protagonistas femininas(2024-12-13) Sapucaia, Ariane Regina Ribeiro; Barbosa , Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Santos, Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Silva, Amaro Hélio Leite da; http://lattes.cnpq.br/0318967074428573Este trabalho analisa, a partir dos estudos do protagonismo feminino e das relações de subalternidade, as trajetórias das personagens principais das obras O papel de parede amarelo (2020), de Charlotte Gilman e Ponciá Vicêncio (2017), de Conceição Evaristo. Começamos por considerar as temáticas relativas ao sofrimento do ser feminino nas costuras das narrativas. Ao propormos uma análise geral de cada história, e como os instrumentos utilizados pelas autoras, ao construir os universos ficcionais, apresentam pontos convergentes e divergentes ligados aos processos da opressão machista, das privações sofridas pelos seres femininos numa sociedade patriarcal e como essas questões se desenvolvem nas relações com outras personagens, o enredo, o espaço e o tempo. Para esse estudo, adotamos os pressupostos teóricos de Antonio Candido para tratar sobre a personagem ficcional, literatura e sociedade; Cíntia Schwantes sobre os elementos relativos às vozes da loucura presentes na elaboração histórica dentro da literatura de autoria feminina; Conceição Evaristo na abordagem sobre Escrevivência, bem como seu próprio percurso formativo; Elaine Hedges nos elementos referentes às discussões que são propostas na obra de Gilman. Utilizamos, também, outras fontes documentais como artigos em revistas, anais, teses, capítulos de livros para travar as discussões sócio-históricas que envolvem as narrativas de autoria feminina.