Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Orientador "Alves, Karina Dias"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A atuação docente sob a perspectiva discente: análise das tendências pedagógicas nos cursos de licenciatura do Ifal - Campus Maceió(2024-12-11) Paz, Andreson Silva da; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422O presente trabalho investiga as percepções de estudantes sobre a atuação docente e as tendências pedagógicas predominantes nos cursos de licenciatura (presenciais) do IFAL Campus Maceió. O objetivo é identificar se, segundo a visão dos alunos das licenciaturas do IFAL, os professores do referido campus enquadram-se em abordagens pedagógicas progressistas ou liberais. A pesquisa foi realizada com uma metodologia mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. Foram aplicados questionários a discentes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Letras-Português, Matemática e Química do IFAL, especificamente para alunos a partir do terceiro período, selecionados por sua experiência no componente Didática Geral. O referencial teórico abrange desde a Pedagogia Liberal até abordagens progressistas, explorando as contribuições de autores como Libâneo (1986), Saviani (2005), Mizukami (1986) e Aranha (2006). A revisão de literatura expõe as características das abordagens tradicionais e renovadas, destacando o papel da escola, metodologias e a relação professor-aluno. Os resultados apontam, que há a presença de dois campos pedagógicos, liberal e progressista, entre os professores. Eles também evidenciam uma predominância das abordagens progressistas nos aspectos relacionados ao conteúdo e à interação professor-aluno. No entanto, práticas de caráter liberal mostram-se particularmente marcantes nos quesitos de avaliação e metodologias de ensino.Item Jogo didático: Corrida Zoológica Sustentável - Uma visão atual para o ensino aprendizado de zoologia dos cordados(2021-01-26) Damasceno, Bruna Ellen Ananias Cabral; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236Com o intuito de promover ferramentas atuais para o ensino de Zoologia dos cordados, esta pesquisa analisa as mudanças no âmbito educacional e suas metodologias de ensino, englobando os métodos tradicionais e progressistas, trazendo uma discussão sobre o uso de jogos lúdicos como ferramenta metodológica tida como inovadora. Foi realizado um levantamento de artigos nas bases de dados bibliográficos - PubMed, BIREME e LILACS sobre a metodologia qualitativa e baseando-se nas dificuldades dos docentes em aplicar o conteúdo de zoologia, que dentre várias, as mais citadas foram o curto período de hora aula e complexidade das nomenclaturas científicas, foi elaborado um jogo de tabuleiro intitulado por corrida zoológica sustentável, feito com materiais recicláveis e de custo benefício para que possa contribuir para o processo de ensino aprendizagem, provendo uma compreensão do conteúdo, economia de tempo e diversão.