Trabalhos de Conclusão de Curso Técnico Integrado e Subsequente
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso Técnico Integrado e Subsequente por Orientador "Lima Sobrinho, Marcial de Araujo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Pesquisa de satisfação dos alunos em relação ao curso de Estradas no IFAL - Campus Maceió(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-04-05) Lima, Maria Eduarda dos Santos e Silva; Lima Sobrinho, Marcial de Araujo; http://lattes.cnpq.br/9226335667554481; Barbosa, Gregory Aguiar Caldas; http://lattes.cnpq.br/5797542160360104O curso técnico em Estradas visa criar profissionais capazes de auxiliar em obras rodoviárias, desde o planejamento até a implementação do projeto. No IFAL, o curso foi inaugurado em 1962 e desde então faz parte da lista de cursos técnicos integrados oferecidos pelo instituto. Através de levantamentos de dados feitos e pesquisas realizadas, foi comprovado que o curso já passou por diversas coisas ao longo da sua história na instituição, desde uma mudança de nome até a existência em um determinado período. Contudo, o objetivo central do trabalho é analisar a satisfação dos alunos de estradas no IFAL-Campus Maceió no momento presente e apontar os possíveis motivos para o descontentamento ou aprovação dos mesmos para com o curso, levando em consideração informações históricas sobre o curso e em seguida apurar se as respostas condizem com a realidade atual. Neste trabalho também foram analisados depoimentos de ex-alunos, professores e ex-professores para além de constatar as respostas dadas pelos atuais alunos, também contar um pouco da evolução do curso, no decorrer da história na instituição, explorando os problemas, conquistas e outras coisas pertinentes. Finalmente, foi feita a comparação de alguns documentos atuais e antigos do IFAL em relação ao curso de Estradas que traziam consigo dados relevantes para a compreensão de muitas dúvidas existentes ao decorrer do trabalho, além de agregar no enriquecimento da pesquisa. Por fim, foi feita a comparação de alguns documentos relacionados ao curso com a realidade atual do mesmo na instituição, onde é possível constatar que apesar do curso teoricamente cumprir com o exigido para existir e funcionar, o mesmo apresenta sérios problemas em garantir o suporte e recurso necessário para os seus alunos, gerando enfim, uma grande insatisfação na maior parte dos discentes ao ingressar no curso, contribuindo para uma não tão boa experiência ao cursar o mesmo.