TCC Design de Interiores
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Design de Interiores por Orientador "Monteiro, Juliana Aguiar Cavalcante"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A domótica proporcionando segurança, conforto e praticidade no ambiente de cozinha(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-12-13) Bastos, Cristiano da Silva; Monteiro, Juliana Aguiar Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/9154494073982180; Silva, Denise Lages Vieira da; http://lattes.cnpq.br/1756842674232245A domótica é a área do conhecimento e da engenharia voltada ao desenvolvimento de soluções de automação residencial propondo conforto, segurança, beleza, lazer, bem-estar, comunicação, qualidade de vida, racionalização, sustentabilidade facilitando a vida cotidiana de seus usuários. Aplicada também no auxilio social, provendo acessibilidade a atividades e equipamentos aos portadores de necessidades especiais que muitos dependiam da intervenção de outras pessoas. O presente trabalho foi desenvolvido em três seções onde após pesquisas realizadas através da internet, livros, trabalhos acadêmicos, revistas e jornais, visita a casa cor Maceió e através de pesquisa de campo relato a história da origem a evolução, os equipamentos disponíveis no mercado de casas inteligentes, o uso dessa tecnologia nos dias atuais, a importância do profissional designer de interior no desenvolvimento desses projetos e o auxílio a usuários da terceira idade. Ao final desse trabalho foi feito um projeto para uma cliente que tem 60 anos de idade, mora sozinha, gosta de cozinhar e deseja conforto e praticidade na execução de suas tarefas e disponibilizou seu espaço de cozinha para realização do projeto. O termo automação teria sido utilizado pela primeira vez em 1946, mas a origem desse conceito pode remontar aos anos 1880, originada através da união de duas palavras, uma origem latim “Domus” (casa) e outra do tcheco “Robota” (servo). Trata-se de um conjunto de serviços tecnológicos que tem a finalidade de satisfazer as necessidades básicas dos indivíduos. No desenvolvimento de projeto de interiores, o designer não pode esquecer de seguir rigorosamente passos fundamentais para acertar na perfeita escolha e solucionar problemas garantido harmonia entre móveis, objetos e acessórios, cores, materiais, acabamentos e iluminação. Não distante do design de interiores que segue com rigor diversos passos para garantir a satisfação de seus usuários, a automação oferece interação entre o usuário, diversos equipamentos e os sistemas automatizados com a finalidade de servir conforto, segurança e bem-estar dentro das moradias, escritórios e empresas. Um tema comum e bastante exigido dentro da domótica e entre os frequentadores de determinado local é segurança e conforto e nada deixa o indivíduo mais confiante quando ambientes passam percepção de estarem protegidos de riscos, perigos ou perdas, passam a sensação de aconchego, comodidade, apoio, consolo, alívio, bem-estar. A domótica aliada a um bom projeto de interior tem a capacidade de agregar sentimentos de prazer utilizando as mais diversas tecnologias e equipamentos existentes no mercado. A automação residencial tornou-se bastante útil no auxílio aos portadores de necessidades especiais. Conhecedores das evoluções tecnológicas da automação vislumbram enorme contribuição da domótica a esse público específico. As empresas que proporcionam a seus usuários e dispõem dessa tecnologia agregam qualidade e um diferencial dentro do mercado de trabalho. No desenvolvimento deste trabalho descrevo maiores detalhes com relação às seções propostas.Item Memórias do brincar: projeto de mobiliário para espaço efêmero itinerante(2024-04-04) Rocha, Luana Lins da; Monteiro, Juliana Aguiar Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/9154494073982180; Leão, Tharcila Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/7071084155266198; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003A proposta apresentada tem como foco a criação de mobiliário para um espaço itinerante destinado ao público infantil em locais públicos de Alagoas, visando estimular a leitura e promover atividades lúdicas e culturais. Diante da premissa levantada, foi proposto para este ambiente, interativo e criativo, a utilização de uma estrutura geodésica juntamente com o mobiliário capaz de proporcionar inclusão e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Observando locais e cidades de difícil acesso e o desenvolvimento das crianças, o objetivo central foi abordar e explorar a multifuncionalidade aplicadas ao mobiliário infantil no ambiente itinerante, que tem como principais funções explorar as atividades destinadas para arte, cultura e leitura. Além de incentivar o acesso às atividades cognitivas, a iniciativa busca fomentar o sentimento de pertencimento e promover a cultura local por meio de atividades, tornando o aprendizado mais acessível, especialmente para famílias com recursos financeiros limitados. O objetivo deste trabalho foi criar um mobiliário para um espaço itinerante. Utilizou-se métodos de pesquisa teórica e prática, com uma abordagem qualitativa. Explorou-se as ideias de Montessori para compreender o mobiliário lúdico e funcional para diferentes faixas etárias e seu impacto no desenvolvimento infantil. Além disso, aplicou os princípios de Norman no processo de design para resolver problemas específicos deste projeto. Como resultado, desenvolveu-se um mobiliário multifuncional que incorpora elementos do mundo lúdico e encantado das crianças, onde destacau peças como: o "Sofá Conectar Cores da Terra", a "Árvore Conectar", a "Biblioteca Toca do Saber", a "Mesa de Atividades Liberdade" e o "Teatro Sensorial". Esses elementos não apenas atendem às necessidades práticas e ergonômicas das crianças, mas também buscam promover o desenvolvimento integral, proporcionando um ambiente acolhedor e propício para diversas atividades educativas. O design dos móveis criados reflete um compromisso integral com o desenvolvimento das crianças. A abordagem ergonômica e inclusiva não apenas assegura conforto físico, mas também cria um ambiente propício ao crescimento social, emocional e cognitivo, servindo de inspiração para futuras iniciativas que visem um cenário educacional mais dinâmico e inclusivo.