Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
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Item Relato de experiência: Horta escolar como metodologia ativa para Educação Ambiental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-06) Andrade, Cassiana Janile; Mota, Maria Danielle Araújo; http://lattes.cnpq.br/9647457248949178; Santana, Ana Júlia Soares; http://lattes.cnpq.br/9388380353261180; Silva, Amanda Lys dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4188154960985978O presente estudo salienta a horta escolar como uma metodologia ativa para Educação Ambiental (EA) em uma Escola de Ensino em Tempo Integral, visando demonstrar a prática e sua importância sobre as temáticas ambientais. Tendo como objetivo destacar as contribuições e desafios da horta escolar como metodologia ativa nos processos de ensino e aprendizagem acerca da EA, visando destacar a importância da horta como metodologia ativa no ensino desta temática. A metodologia empregada neste relato de experiência envolveu uma abordagem descritivo-exploratória de natureza qualitativa. Explora a importância das práticas para o ensino da educação ambiental, enfatizando a necessidade de estratégias que engajem os alunos nesses temas cruciais para o contexto global. A construção da horta foi uma experiência colaborativa, em que os estudantes não apenas aprenderam sobre cultivo, solo e cuidado com o ambiente, mas também desenvolveram liderança e trabalho em equipe. A reutilização de garrafas PET como material para a horta evidenciou a importância da sustentabilidade e da redução de resíduos. Além disso, o projeto incentivou a interação entre os estudantes, promovendo a troca de informações construtivas. Os resultados indicaram que a prática de Educação Ambiental, quando incorporada ao currículo escolar, pode estimular a consciência ambiental nos discentes, inspirando-os a adotar atitudes sustentáveis. A experiência teve impacto positivo, evidenciando a relevância de abordar metodologias ativas e acessíveis para discutir e aprender sobre questões ambientais em todos os níveis educacionais. Contudo, o presente estudo teve seus desafios e limitações, que foi o tempo para a construção da horta e horário adequado para execução. Tais desafios não impediram o bom andamento e desenvolvimento do projeto. Assim sendo, o objetivo pretendido foi alcançado, porém ressalta-se a importância de mais estudos que envolvam as temáticas ambientais abordadas de forma prática e acessível aos estudantes em todos os níveis educacionais.Item Temáticas do ensino de biologia relacionadas a alfabetização científica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-19) Freitas, Heloisa de Almeida; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Vilaça, Fabiana Aparecida; http://lattes.cnpq.br/0666609059760660; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582A Alfabetização Científica (AC) está constantemente presente nos estudos da área de Educação em Ciências vinculada a objetivos voltados para as ações educacionais em que se pretende formar estudantes que compreendam os elementos do conhecimento científico e seu uso para análise e tomada de decisões. O objetivo deste estudo foi mapear os trabalhos publicados (dissertações e teses) entre 2012-2022 sobre temáticas do ensino da Biologia relacionadas a Alfabetização Científica. Foi realizado um mapeamento por estudos (dissertações e teses) que fizeram uso de alfabetização científica no ensino da biologia publicados entre 2012-2022. Para isso, utilizou-se a base de dados BDTD. Após a aplicação dos critérios de critérios de inclusão e exclusão, previamente estabelecidos, foram analisadas 68 pesquisas (dissertações e teses), com 25% publicadas no ano de 2020. Quanto ao “enfoque das pesquisas" foram indicados que genética (13%) e ecologia (13%) foram os assuntos mais abordados nos estudos. Dentre as categorias avaliadas, têm-se “estratégias de ensino”, nos quais foi mais utilizada a ferramenta da experimentação em sala de aula e/ou laboratório (13,7%). Portanto, esse mapeamento permitiu a avaliação da qualidade e a confiabilidade das fontes de informação disponíveis, como também, evidências que revelaram lacunas a serem preenchidas por pesquisas futuras.