Arte e sustentabilidade: uma experiência multidisplinar na escola
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Data
2024
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Resumo
A educação representa o meio pelo qual os indivíduos alcançam maior humanização, através
de valores que contribuem para o desenvolvimento integral da pessoa. e da aquisição de
conhecimento. Ela se configura como um meio pelo qual os indivíduos podem alcançar uma maior
compreensão de si mesmos e dos outros, promovendo assim a humanização, orientando os
indivíduos para uma vida em sociedade. O escopo deste trabalho centrou-se na discussão
acerca da relevância do fomento da criatividade no processo educacional. Pois, a importância de
cultivar a criatividade nas práticas pedagógicas tem sido um tema de crescente interesse, à medida que
se reconhece o papel fundamental que ela desempenha no desenvolvimento cognitivo, social e
emocional dos alunos. No que tange à metodologia empregada, adotou-se uma abordagem
multidisciplinar, incorporando pesquisa e ação junto aos estudantes do Colégio Leonor
Gonçalves Peixoto (COOPEPE). Inicialmente, foram empreendidos cuidados específicos com
o solo, seguidos pelo plantio de mudas medicinais e hortaliças, culminando em etapas
subsequentes de colheita, doação e venda dos produtos cultivados. Os resultados alcançados
refletiram em ganhos expressivos no âmbito do conhecimento dos estudantes, progresso
ambiental mediante a implementação de práticas sustentáveis, e satisfação notável por parte
da gestão e dos docentes no ambiente escolar, cujo foco foi trabalhar de forma sustentável,
aproveitando resíduos como garrafas pets, móveis, pneus e outros descartes, que seriam
depositados em qualquer espaço inadequado, que os estudantes transformaram em canteiros
usando arte e criatividade para transformar esses materiais que seriam “lixos” em objetos
utilitários transformados. Nesse contexto, espera-se que a análise empreendida neste estudo
possa servir como um guia elucidativo e proporcionar subsídios para o desenvolvimento de
investigações mais aprofundadas sobre o tema em futuros trabalhos acadêmicos. A
instauração de um canteiro horticultural, como método de implementação da educação
ambiental, propicia à comunidade escolar uma compreensão mais aprofundada do ambiente
circundante, da importância de uma alimentação saudável e do manejo apropriado do solo. É
necessário estimular o desenvolvimento de habilidades artísticas e criativas dos envolvidos, e
também, promover a compreensão das questões ambientais, incentivando a adoção de práticas
de cuidados com o meio ambiente no dia a dia dos estudantes e suas famílias.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Arte, Sustentabilidade