Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização Ciências Humanas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de práticas de educação ambiental no ensino público: uma revisão bibliográfica (2019 a 2023)
Autor(es): Mendes, Martha Luz Rocha
Primeiro Orientador: Costa, Danielle de Lima
Primeiro membro da banca: Costa, Danielle de Lima
Segundo membro da banca: Santana, Leyla Menezes de
Terceiro membro da banca: Pinheiro, Pablo
Resumo: A Educação Ambiental se configura como uma dimensão da educação que visa promover ações, que contribuam para a conservação do ambiente, sendo esta de fundamental importância para mitigação dos problemas socioambientais que estão a acontecer com maior frequência ao decorrer dos anos, afetando assim, todas as formas de vida existentes no planeta Terra. Diante disso, a prática de ações de Educação Ambiental no ambiente escolar torna-se, cada vez mais necessária, pois, esta possui como um de seus objetivos a propagação do conhecimento acerca do ambiente, contribuindo também para a formação de uma “nova consciência socioambiental”, fazendo com que os sujeitos passem a ter ações que contribuam para a construção de um planeta que seja sustentável. Assim, o presente artigo teve como objetivo analisar práticas pedagógicas de Educação Ambiental em escolas públicas brasileiras, através de uma revisão de literatura existente. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema em questão, a partir de trabalhos que relatam estratégias de Educação Ambiental no Ensino público. Foram realizadas buscas na base de dados dos Periódicos Capes e do Google Acadêmico, no marco temporal de maio a agosto de 2023, na qual, foi pesquisado por trabalhos publicados entre os anos de 2019 a 2023. Através dessas buscas foi possível identificar algumas estratégias metodológicas que foram trabalhadas no ensino público do Brasil. Com isso, conclui-se também que uma das principais metodologias utilizadas pelos autores dos respectivos artigos consiste em desenvolver e aplicar projetos nas instituições escolares, tanto de ensino quanto de extensão, que abordem a temática da Educação Ambiental. Assim, trabalhar com projetos de ensino e de extensão para desenvolver ações de Educação Ambiental nas escolas é essencial, pois, a aplicação de projetos possibilita que diversos temas que envolvem as questões socioambientais no campo da educação tais como: reciclagem, importância da água, coleta seletiva e impactos ambientais sejam explorados.
Abstract: Environmental Education is configured as a social practice that aims to promote actions that contribute to the conservation of the environment, which is of fundamental importance for mitigating socio environmental problems that are occurring more frequently over the years, thus affecting all forms of life existing on planet Earth. In view of this, the practice of Environmental Education actions in the school environment becomes increasingly necessary, as one of its objectives is the propagation of knowledge about the environment, also contributing to the formation of a new socio-environmental awareness. , enabling individuals to take actions that contribute to building a sustainable planet. Thus, the present article aimed to analyze Environmental Education pedagogical practices in Brazilian public schools, through a review of existing literature. To this end, a literature review was carried out on the topic in question, based on works that reported Environmental Education strategies in public education. Searches were carried out in the Capes Periodicals and Google Scholar database, from May to August 2023, in which works published between the years 2019 and 2023 were searched. Through these searches it was possible to identify some methodological strategies that are worked on in public education in Brazil. With this, it is also concluded that one of the main methodologies used by the authors of the respective articles consists of developing and applying projects in school institutions, both teaching and extension, that address the theme of Environmental Education. Thus, working with teaching and extension projects to develop Environmental Education actions in schools is essential, as the application of projects enables various themes involving environmental issues such as: recycling, importance of water, selective collection and environmental impacts are explored.
Palavras-chave: Educação ambiental
Estratégias metodológicas
Ensino público
CNPq: CIENCIAS HUMANAS
EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Campus Penedo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/501
Data do documento: 16-Nov-2023
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