Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/385
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Espaços 4.0 e a educação maker: mapeamento do perfil do docente para atuar em cursos de qualificação tecnológica |
Autor(es): | Ferreira, Líllian Franciele Silva Albuquerque, Cassiano Henrique de Pereira, Renata Imaculada Soares Cavalcante, Patrícia Smith |
Resumo: | curta duração do projeto Espaço 4.0. O projeto Espaço 4.0 consiste em seis ambientes makers construídos em container customizado, equipados com impressoras 3D, computadores, drones, kits de Robótica Educacional e de Internet das Coisas, ferramentas e instrumentos; com foco na capacitação de jovens entre 15 e 29 anos da comunidade, em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. A formação maker realizada pelos instrutores consistiu em abordar conteúdos relacionados às metodologias ativas, cultura maker, recursos digitais, design thinking e prototipação. Os instrutores que participaram da formação em abril de 2022, iniciaram efetivamente as atividades relacionadas aos cursos a partir de maio de 2022. Metodologicamente, esta pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo, com foco na análise do questionário inicial aplicado aos professores que participaram da formação maker para os cursos que ocorreram simultaneamente nos Espaços 4.0 distribuídos em seis campi do Ifal. Os resultados iniciais apresentados mostram que a maioria dos instrutores possuem o grau de formação a nível de especialização e não possuem experiência em docência, sendo a prática pedagógica nos Espaços 4.0 o primeiro contato docente com alunos, numa experiência formal de educação. Os professores pesquisados tem o perfil relacionado a área tecnológica, porém, raramente já atuaram em projetos de inovação e tecnologia. Por fim, foram identificadas limitações relacionadas às Hard Skills dos instrutores, ao potencial de internalização dos pilares da cultura maker (criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade) e habilidades digitais com o manuseio das tecnologias inovadoras disponíveis nos Espaços 4.0, o que potencializa a importância de promover formações continuadas, pautadas nos aspectos maker, para auxiliar a atuação profissional nesses espaços inovadores. |
Abstract: | The present paper aims to analyze the teacher profile of the instructors who participated in a Maker Education training offered by the Federal Institute of Alagoas (Ifal), and worked between the months of May and June 2022, in practical, technological and innovative short courses within the scope of the Espaço 4.0 project. The Espaço 4.0 project consists of six maker environments built in a custom container, equi- pped with 3D printers, computers, drones (quadcopters), Educational Robotics and Internet of Things kits, tools and instruments; with a focus on training young people aged between 15 and 29 in Industry 4.0 enabling technologies. The maker training carried out by the instructors consisted of addressing content related to active methodologies,maker culture, digital resources, design thinking and prototyping. The instructors who participated in the training effectively started activities related to the courses from May 2022. Methodologically, this research is exploratory and qualitative in nature, focusing on the analysis of the initial questionnaire applied to the teachers who participated in the maker training for the courses that took place simultaneously in Espaços 4.0 distributed in six Ifal campuses. The initial results presen- ted show that most instructors have a degree of specialization and do not have experience in teaching, with pedagogical practice in Espaços 4.0 being the first teacher contact with students, in a formal education experience. Finally, limitations related to the Hard Skills of the instructors, the potential for internalizing the pillars of the maker culture (creativity, collaboration, sustainability and scalability) and digital skills with handling the innovative technologies available in Spaces 4.0 were identified, which enhances the importance to promote continuing education, based on maker aspects, to help professional performance in these innovative spaces. |
Palavras-chave: | Cultura Maker Educação Maker Espaço 4.0 Perfil Profissional Formação de Professores, Maker Culture Maker Education Espaço 4.0 Teacher Training Professional Profile |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | DOI: 10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT19.029 |
URI: | https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/385 |
Data do documento: | Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIVRO_PLATAFORMADIDATICA-1.pdf | 17,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
anexo-3-LIVRO__assinado.pdf | 689,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.