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https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/384
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Formação Pedagógica em Educação e Mediação Tecnológica: um relato de experiência |
Autor(es): | Albuquerque, Cassiano Henrique de Sousa, José Mateus Queiroz Soares, Artemísia dos Santos Cavalcante, Patrícia Smith |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é apresentar o relato de experiência da apli- cação de uma formação pedagógica vivenciada no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) de forma pioneira em formato remoto. Esse percurso formativo foi realizado no Campus Maragogi do IFAL, contando com a participação de 96,0% dos docentes, sendo realizado no primeiro semestre de 2020, no auge da primeira onda da Covid-19, fato esteue impôs drásticas mudanças na rotina da população mundial, em especial na educação, com a introdução do ensino remoto devido ao fechamento presencial das instituições de ensino. O estudo se funda- menta teoricamente no TPACK que enfatiza as conexões existentes entre tecnologias, abordagens pedagógicas específicas e conteú- dos curriculares, conceituando como essa tríade pode interagir, uns elementos com os outros, para produzir o ensino baseado em tecno- logias educacionais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa participante com abordagem qualiquantitativa e nível de profundi- dade descritivo-explicativo tendo como instrumentos de coleta de dados questionários aplicados aos docentes durante a formação e os depoimentos gravados pelos cursistas individualmente em vídeo, apre- sentando a percepção sobre a formação em análise para sua atuação profissional na educação. A avaliação diagnóstica que precedeu à formação apontou para um déficit considerável, tanto no uso de meto- dologias ativas quanto pelo uso de ferramentas tecnológicas digitais no processo de ensino-aprendizagem. Essa defasagem independe da idade e área de formação, sendo percebida no perfil geral do docente desta pesquisa. Dentre os vários resultados obtidos após o processo formativo, pode-se destacar o alto nível de satisfação com as temá- ticas, o tempo de formação, a organização do curso, os formadores e os conteúdos abordados, com 90,2% de aprovação em média. Quanto ao modelo aplicado, houve unanimidade sobre a necessidade de dar continuidade à formação para além do período pandêmico. Como ações futuras, pretende-se propor o desenvolvimento de formações contínuas para os servidores do IFAL através de temas e recursos, com métodos que possibilitem qualificação colaborativa e promovam a dis- seminação de saberes, contribuindo para atenuar as dificuldades no uso das tecnologias digitais e de outras inovações aplicáveis à prática pedagógica contemporânea |
Abstract: | Nenhum |
Palavras-chave: | Formação de Professores Metodologias Ativas Educação Tecnológica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/384 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Ciências Exatas e da Terra |
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