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https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/264
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A acessibilidade nos livros didáticos: o ensino de ligações químicas para surdos |
Autor(es): | Santos, Alan Douglas da Silva |
Segundo Autor: | Silva, Wellington Manoel da |
Primeiro Orientador: | Pinto, Charridy Max Fontes |
Primeiro membro da banca: | Vitorino, Anderson Francisco |
Segundo membro da banca: | Silva, Leonardo Vieira da |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de uma inspeção que visa analisar se os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de ano de 2021 (PLND) e que são utilizados nas escolas regulares do ensino médio, obtêm êxito ao abordarem o assunto de ligações químicas, e se possuem na sua estrutura propostas pedagógicas e recursos didáticos visuais que possibilitem uma aprendizagem efetiva e significativa para alunos surdos que fazem o uso do livro em sala de aula. Buscou-se identificar se o desenvolvimento conceitual do tema, a apresentação, e a proposta gráfica do livro didático contribuem para tornar o livro mais acessível para os estudantes surdos. Com base nos resultados obtidos, especulou-se possíveis alternativas com o desafio de tornar a abordagem do assunto de ligações químicas nos livros didáticos mais adaptados às necessidades de ensino e aprendizagem de alunos surdos que estão incluídos nas escolas regulares. |
Abstract: | The present work presents the results of an inspection that aims to identify whether the textbooks approved by the National Book and Didactic Material Program for the year 2021 (PLND), and which are used in regular high schools, are successful in addressing the subject of links chemistry, and if they have in their structure pedagogical proposals and visual didactic resources that enable effective and meaningful learning for deaf students who use the book in the classroom. We sought to identify whether the conceptual development of the theme, the presentation, and the graphic proposal of the textbook contribute to making the book more accessible to the deaf community. Based on the results obtained, possible alternatives were speculated with the potential to make the approach to the subject of chemical bonds in textbooks more adapted to the teaching and learning needs of deaf students who are included in regular schools. |
Palavras-chave: | Ensino de Química Livros didáticos Surdez Inclusão Teaching Chemistry Didatic books Deafness Inclusion |
CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas |
Departamento: | Campus Maceió |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/264 |
Data do documento: | 20-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Química |
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