A acessibilidade nos livros didáticos: o ensino de ligações químicas para surdos

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Data

2022-12-20

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Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma inspeção que visa analisar se os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de ano de 2021 (PLND) e que são utilizados nas escolas regulares do ensino médio, obtêm êxito ao abordarem o assunto de ligações químicas, e se possuem na sua estrutura propostas pedagógicas e recursos didáticos visuais que possibilitem uma aprendizagem efetiva e significativa para alunos surdos que fazem o uso do livro em sala de aula. Buscou-se identificar se o desenvolvimento conceitual do tema, a apresentação, e a proposta gráfica do livro didático contribuem para tornar o livro mais acessível para os estudantes surdos. Com base nos resultados obtidos, especulou-se possíveis alternativas com o desafio de tornar a abordagem do assunto de ligações químicas nos livros didáticos mais adaptados às necessidades de ensino e aprendizagem de alunos surdos que estão incluídos nas escolas regulares.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de Química, Livros didáticos, Surdez, Inclusão, Teaching Chemistry, Didatic books, Deafness, Inclusion

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