Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação TCC Química
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/264
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A acessibilidade nos livros didáticos: o ensino de ligações químicas para surdos
Autor(es): Santos, Alan Douglas da Silva
Segundo Autor: Silva, Wellington Manoel da
Primeiro Orientador: Pinto, Charridy Max Fontes
Primeiro membro da banca: Vitorino, Anderson Francisco
Segundo membro da banca: Silva, Leonardo Vieira da
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma inspeção que visa analisar se os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de ano de 2021 (PLND) e que são utilizados nas escolas regulares do ensino médio, obtêm êxito ao abordarem o assunto de ligações químicas, e se possuem na sua estrutura propostas pedagógicas e recursos didáticos visuais que possibilitem uma aprendizagem efetiva e significativa para alunos surdos que fazem o uso do livro em sala de aula. Buscou-se identificar se o desenvolvimento conceitual do tema, a apresentação, e a proposta gráfica do livro didático contribuem para tornar o livro mais acessível para os estudantes surdos. Com base nos resultados obtidos, especulou-se possíveis alternativas com o desafio de tornar a abordagem do assunto de ligações químicas nos livros didáticos mais adaptados às necessidades de ensino e aprendizagem de alunos surdos que estão incluídos nas escolas regulares.
Abstract: The present work presents the results of an inspection that aims to identify whether the textbooks approved by the National Book and Didactic Material Program for the year 2021 (PLND), and which are used in regular high schools, are successful in addressing the subject of links chemistry, and if they have in their structure pedagogical proposals and visual didactic resources that enable effective and meaningful learning for deaf students who use the book in the classroom. We sought to identify whether the conceptual development of the theme, the presentation, and the graphic proposal of the textbook contribute to making the book more accessible to the deaf community. Based on the results obtained, possible alternatives were speculated with the potential to make the approach to the subject of chemical bonds in textbooks more adapted to the teaching and learning needs of deaf students who are included in regular schools.
Palavras-chave: Ensino de Química
Livros didáticos
Surdez
Inclusão
Teaching Chemistry
Didatic books
Deafness
Inclusion
CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Campus Maceió
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/264
Data do documento: 20-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alan Douglas da Silva Santos e Wellington Manoel da Silva.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.