Teses e Dissertações Teses e Dissertações defendidas no IFAL Ciências Humanas Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Violência de Gênero: a lei maria da penha como ação afirmativa no combate à violência contra a mulher no contexto do ensino médio integrado
Autor(es): Bomfim, Lidiane da Conceição Barboza
Primeiro Orientador: Silva, Géssika Cecília Carvalho da
Primeiro membro da banca: Fiori, Ana Paula Santos de Melo
Segundo membro da banca: Bodart, Cristiano das Neves
Resumo: A questão da violência contra a mulher é um problema grave e bastante frequente em nossa sociedade. Quase que diariamente somos levados ao conhecimento desses casos de violência, opressão e discriminação em face da figura feminina, que nos levam a perceber o quão salutar é o debate e a discussão em torno da temática. Pensar em estratégias, não só de enfrentamento, mas de prevenção, é uma tarefa de todos, inclusive da comunidade escolar. Pensando em contribuir com essa missão, o presente trabalho trata da construção de uma sequência didática - SD que aborda a questão da violência contra a mulher no contexto do ensino médio integrado, nos cursos de Agroecologia e de Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus Murici. A pesquisa investigou o modo como essa temática é trabalhada na disciplina de Sociologia, quais metodologias de ensino são utilizadas e se são suficientes para o aprofundamento do conhecimento e se a Lei Maria da Penha faz parte do objeto de estudo. Elegemos a Pesquisa-ação como instrumento metodológico e, para o levantamento dos dados, foi utilizado o questionário, aplicado a docentes e discentes de ambos os cursos e que serviu de base para o desenvolvimento da SD como produto educacional. Concluiu-se que a temática é trabalhada, porém as metodologias existentes não são suficientes para o aprofundamento da mesma, tendo em vista o exíguo tempo semanal que a disciplina dispõe. No entanto, estamos certos de que a presente pesquisa contribui para uma formação discente mais humanizada e mais comprometida com os problemas sociais que afligem certos grupos historicamente excluídos, como é o caso das mulheres, pois não basta que a educação profissional e tecnológica desenvolvida pelos Institutos Federais forme apenas para o mercado de trabalho, como sugere a própria nomenclatura. É preciso ter em mente, sempre, a ideia de omnilateralidade que um ensino integral proporciona, na medida em que viabiliza o desenvolvimento das potencialidades humanas, facilita a apreensão e difusão do conhecimento e, por consequência, forma cidadãos mais ativos e participativos no processo de tomada de decisões em sua comunidade.
Abstract: The issue of violence against women is a serious and quite frequent problem in our society. Almost daily, we are brought to the attention of these cases of violence, oppression and discrimination in the face of the female figure, which lead us to realize how healthy the debate and discussion around the theme is. Thinking about strategies, not only for coping, but for prevention, is a task for everyone, including the school community. Thinking of contributing to this mission, the present work deals with the construction of a didactic sequence - SD that addresses the issue of violence against women in the context of integrated high school, in the Agroecology and Agroindustry courses at the Federal Institute of Alagoas - IFAL, Murici campus. The research investigated how this theme is worked in the discipline of Sociology, which teaching methodologies are used and whether they are sufficient to deepen knowledge and whether the Maria da Penha Law is part of the object of study. We chose Action Research as a methodological tool and for data collection, the questionnaire was used, applied to teachers and students of both courses and which served as a basis for the development of DS as an educational product. It was concluded that the theme is worked on, however, the existing methodologies are not sufficient to deepen it, in view of the limited weekly time that the discipline has. However, we are certain that the present research contributes to a more humanized student formation and more committed to the social problems that afflict certain historically excluded groups, as is the case of women, as it is not enough that the professional and technological education developed by Federal Institutes only form for the job market, as the nomenclature suggests. It is necessary to keep in mind, always, the idea of omnilaterality that integral education provides, as it enables the development of human potentialities, facilitates the apprehension and diffusion of knowledge and, consequently, trains more active and participative citizens in the process of making decisions in your community.
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Ensino Médio Integrado
Ensino
Produto Educacional
CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Sigla da Instituição: IFAL
Departamento: Benedito Bentes
Nome do programa: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica/ProfEPT
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://200.133.126.212/jspui/handle/123456789/23
Data do documento: 30-Jun-2020
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