Teses e Dissertações Teses e Dissertações não defendidas no IFAL Teses e Dissertações não defendidas no IFAL
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Tipo: Dissertação
Título: A questão de gênero na formação de bibliotecárias/os: um estudo de caso no curso de biblioteconomia da universidade federal de alagoas.
Autor(es): Gonçalves, Luiza Glaciete Freire
Primeiro Orientador: Cruz, Tânia Mara
Primeiro membro da banca: Santos, Raimunda Fernanda dos
Segundo membro da banca: Simão, Márcia Buss
Terceiro membro da banca: Domingues, Chirley
Quarto membro da banca: Schmidt, Leonete Luzia
Resumo: A temática de “Educação Superior, Biblioteconomia e Gênero” é recente nos estudos da área da Ciência da Informação, mas tem crescido em função da demanda apresentada por movimentos sociais, bem como por acadêmicas/os do campo das Ciências Humanas. A presente pesquisa, em nível de mestrado, fundamenta-se na necessidade de refletir sobre a profissão e as questões de gênero na formação profissional nos cursos de graduação, compreendendo e refletindo sobre as transformações curriculares em curso, analisando as lacunas existentes para que se possam, em momentos de debates curriculares, contribuir com bases teóricas e visão crítica para possíveis reformulações. Partiu-se da hipótese de que a temática de gênero interfere de algum modo na formação da profissional de Biblioteconomia, quer seja por sua ausência, já que não levar em conta faz com que se mantenha a visão sexista predominante socialmente no que se convencionou chamar de currículo oculto, quer seja por sua presença e, havendo a presença da temática, como ela se daria nos modos prescrito e praticado. Como objetivo geral, buscou-se analisar se os estudos de gênero são contemplados no currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas UFAL. Definiu-se, como objetivos específicos da pesquisa, identificar se há referência sobre gênero no Projeto Político Pedagógico do Curso de Biblioteconomia; averiguar se os discentes da Graduação e o conjunto de docentes consideram necessária a inserção da questão de gênero no currículo do curso e investigar como os docentes dos cursos de graduação de Biblioteconomia da UFAL compreendem as relações de gênero na profissão. A pesquisa qualitativa e de estudo de caso teve como lócus uma universidade pública e utilizou-se para produção dos dados a pesquisa documental e a história oral temática, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas virtualmente com discentes e docentes da graduação do Curso de Biblioteconomia da UFAL. No universo de discentes, foram entrevistadas duas estudantes integrantes do Centro Acadêmico de Biblioteconomia que participam do colegiado do Curso. Entre os docentes, foram entrevistadas cinco professoras e um professor, titulares da graduação de Biblioteconomia que se dispuseram a participar da pesquisa. Assim, tanto no momento de produção dos dados quanto em suas análises, partiu-se de um enfoque teórico materialista histórico-dialético, que buscou captar o movimento de construção e reconstrução do objeto por meio do roteiro semiestruturado na categorização e análise após os resultados de campo, cotejados com a revisão bibliográfica do campo. Nesta busca do movimento do “era, é, tende a ser”, objetivou-se proporcionar um conhecimento crítico que contribua para a transformação social. Entre outras questões, a análise dos dados mostrou que as disciplinas tecnológicas ou tradicionais são ministradas por professores de ambos os sexos. Sobre os conteúdos de gênero, houve um conhecimento comum entre o conjunto de entrevistadas/os, ainda que em graus de conhecimento diferentes. Sobre gênero no currículo do curso, observou-se que, tanto no PPC de 2017 quanto no novo, de 2019, a temática aparece de forma semelhante, constando em algumas ementas e bibliografias de forma transversal. Em se tratando de raça, esta aparece no PPC de 2017 e de 2019, mas é detalhada apenas no último, indicando, inclusive, uma relação bibliográfica da qual devem ser extraídas as obras a serem trabalhadas transversalmente em várias disciplinas. Por fim, a transversalidade defendida por docentes ainda requer um aprofundamento para que gênero seja contemplado de forma mais abrangente na formação de bibliotecárias/os, sobretudo na UFAL.
Abstract: The theme of “Higher Education, Librarianship and Gender” is recent in studies in the area of Information Science, but it has grown due to the demand presented by social movements and by academics in the field of Human Sciences. The present research, at the master’s level, is based on the need to reflect on the profession and gender issues in professional training in undergraduate courses, understanding and reflecting on the ongoing curricular transformations, analyzing the existing gaps so that, in moments of curricular debates, contribute with theoretical bases and critical vision for possible reformulations. Started from the hypothesis that the gender theme interferes in some way in the formation of the Librarianship professional, due to its absence, since not taking it into account keeps the prevailing socially sexist view in what is conventionally called hidden curriculum, as for its presence. And, having this presence, how would it occur in the prescribed and practiced ways. The general objective was to analyze whether gender studies are included in the curriculum of the Librarianship Course at the Federal University of Alagoas, UFAL. Specific objectives were to identify if there is a reference on gender in the Pedagogical Political Project of the Librarianship Course; to find out if the undergraduate students and the set of professors consider it necessary to include the gender issue in the course curriculum, and to investigate how the professors of the Librarianship undergraduate courses at UFAL understand gender relations in the profession. It is interesting to consider that this qualitative and case study research had as locus a public university and used, for data production, documentary research and thematic oral history obtained in semi-structured interviews carried out virtually with undergraduate students and teachers of the Librarianship Course of UFAL. Among the interviews, there are two women members of the Academic Library of Librarianship who participate in the course's collegiate body. Among the professors, five women and one man, full members of the Librarianship degree who were willing to participate in the research, were interviewed. Both at the time of data production and analysis, it was based on a historical-dialectical materialist theoretical approach that sought to capture the movement of construction and reconstruction of the object through the semi-structured script in the categorization and analysis after the collated field results with the literature review of the field. In this search for the “it was, it is, it tends to be” movement, the aim was to provide critical knowledge that contributes to social transformation. Among other issues, data analysis showed that technological or traditional subjects are taught by teachers of both sexes. Regarding gender content, there was a common knowledge among the group of interviewees, although with different degrees of knowledge. Regarding gender in the course curriculum, it was observed that, both in the 2017 PPC and in the new one, of 2019, the theme appears in a similar way, appearing in some menus and bibliographies in a transversal way. When it comes to race, this appears in the 2017 and 2019 PPC, but it is detailed only in the last one, including a list of bibliography from which works to be worked transversally in various disciplines should be extracted. Finally, the transversality advocated by professors still requires a deepening so that gender is contemplated in a more comprehensive way in the training of librarians, especially at UFAL.
Palavras-chave: Gênero
Biblioteconomia
Currículo
Educação Superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Viçosa
Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/143
Data do documento: 16-Jul-2021
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