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Tipo: Tese
Título: Escolas como organizações que aprendem: a autoavaliação como moduladora da aprendizagem da escola
Autor(es): Moura, Elton Oliveira de,
Primeiro Orientador: Bispo, Marcelo de Souza,
Primeiro membro da banca: Silva, Anielson Barbosa da,
Segundo membro da banca: Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira,
Terceiro membro da banca: Vieira, Almir Martins,
Quarto membro da banca: Brito, Simone Magalhães,
Resumo: Meu objetivo nesta tese foi analisar como a prática de autoavaliação atua enquanto elemento modulador da aprendizagem da escola. Para atender tal objetivo, adotei a ontoepistemologia das Teorias da Prática, assim como o referencial de Organizações de Aprendizagem a partir da perspectiva sociológica. Meu argumento nesta tese parte de dois pressupostos: (1) a escola, enquanto uma organização, aprende a partir das suas práticas cotidianas; (2) a autoavaliação pode ser compreendida como um caminho para o desenvolvimento da aprendizagem das escolas. Dessa maneira, neste estudo empírico contei com uma primeira fase exploratória, em que foram entrevistados alguns especialistas e profissionais da área de gestão educacional no sentido de fomentar reflexões sobre os processos de avaliação e aprendizagem da escola. No segundo momento, conduzi uma pesquisa empírica em uma escola pública de ensino fundamental e médio da cidade de João Pessoa-PB no Nordeste do Brasil. Operacionalizei a coleta de dados a partir de entrevistas com atores da comunidade escolar, observações remotas e documentos. Devido ao fato de ter realizado a pesquisa durante a pandemia do Covid-19, mediei o processo de coleta de dados por tecnologias digitais como videoconferências e aplicativos de mensagem. O processo de análise de dados adotou o framework proposto por Bispo (2015) para a análise de pesquisas baseadas em prática. Os principais resultados da minha pesquisa indicam que a aprendizagem da escola ocorre a partir de três práticas: aprendizagem pelas (auto)avaliações; aprendizagem pelo engajamento; e aprendizagem pela tradução de políticas e do contexto. Para além disso, foi possível verificar que a autoavaliação atua como elemento modulador da aprendizagem da escola ao ponto que equilibra a relação entre conceito (“o quê”) e instrumento (“como”). A noção de autoavaliação como moduladora da aprendizagem parte da ideia de que a reflexão a partir das próprias práticas permite a escola direcionar ações mais adequadas às suas necessidades específicas. Minha pesquisa contribui para: aproximar os campos da Administração e Educação, no sentido de desenvolver uma compreensão ampliada dos estudos sobre gestão escolar e gestão educacional; fomentar o desenvolvimento de uma abordagem alternativa ao estudo de Escolas como Organizações de Aprendizagem a partir da perspectiva da aprendizagem social; fomentar alternativas para o campo da avaliação educacional, no sentido de pensar possibilidades de avaliação menos classificatória, menos responsabilizadora e mais voltada para aprendizagem da escola.
Abstract: This thesis dissertation aimed to analyze how the practice of school self-assessment acts as a modulating element of school learning. The onto-epistemology of the Theories of Practice was adopted from the sociological perspective of Learning Organizations. The argument of this thesis is based on two assumptions: (1) the school is an organization that learns from its daily practices, and (2) that self-assessment can be a way to the development of school learning. The empirical study had a first exploratory phase, where some specialists and professionals in educational management were interviewed to foster reflections on the evaluation and learning processes of the school. In the second moment, empirical research was conducted in a public elementary and high school in the city of João Pessoa (PB) in northeastern Brazil. Data collection was driven through online interviews with participants from the school community, remote observations, and documents. Because the research was conducted during the Covid-19 pandemic, digital technologies such as video conferencing and messaging applications mediated the data collection process. The data analysis process adopted the framework proposed by Bispo (2015) to analyze research based on practice. The study's main results indicate that school learning occurs from three practices: self-assessment learning, engagement in practice, and translating policies and context. In addition, it was possible to verify that selfassessment acts as a modulating element of school learning to the point that it balances the relationship between concept ("what") and instrument ("how"). School self-assessment as a modulator of learning is based on the idea that reflection on the practices allows the school to direct more appropriate actions to its specific needs. This research contributes to approximate fields of Administration and Education to develop an expanded understanding of studies on school management and educational management. Also, in building the development of an alternative approach to the study of Schools as Learning Organizations from social learning. Last, in thinking possibilities of evaluation less classificatory, less focused on accountability, and more focused on school learning.
Palavras-chave: Organizações de Aprendizagem
Escolas como Organizações de Aprendizagem
Autoavaliação
Gestão Escolar
Teorias da Prática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Sigla da Instituição: IFAL
Departamento: Viçosa
Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.133.126.212/jspui/handle/123456789/142
Data do documento: 26-Ago-2021
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