Escrita técnica colaborativa: teoria, prática e interdisciplinaridade na formação profissional em eletroeletrônica
Carregando...
Data
2025-11-23
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal
Resumo
Em um cenário profissional cada vez mais dinâmico e tec-
nológico, a clareza na comunicação escrita torna-se uma habilidade
tão crucial quanto o domínio técnico. Este livro mergulha na Escrita
Técnica Colaborativa e em Práticas de Programação, desvendando
como a precisão na descrição de equipamentos e processos comple-
xos pode ser desenvolvida de forma eficaz e inovadora na formação
profissional.
Baseada em uma pesquisa-ação colaborativa realizada com es-
tudantes de Eletroeletrônica do Instituto Federal de Alagoas (IFAL),
esta obra vai além da teoria, apresentando a prática da escrita em ação.
Explorando a interdisciplinaridade entre a Língua Portuguesa e as dis-
ciplinas técnicas, o livro revela como a interação e a troca de conheci-
mentos entre os alunos fomentam a produção de textos claros, coesos
e adequados às exigências do mercado de trabalho.
O leitor será guiado por uma jornada que aborda desde os
fundamentos da linguagem técnica e dos gêneros textuais profissio-
nais até a análise de experiências reais de escrita em grupo, desta-
cando as descobertas sobre o planejamento, a revisão e a consciên-
cia metalinguística dos estudantes. “Escrita Técnica Colaborativa:
Teoria, Prática e Interdisciplinaridade na Formação Profissional em
Eletroeletrônica” é um convite para educadores, estudantes e pro-
fissionais repensarem o ensino e o aprendizado da comunicação no
universo da Engenharia, comprovando que a união de saberes e a
colaboração são o caminho para formar talentos completos e aptos a
transformar o futuro da Eletroeletrônica
Descrição
Palavras-chave
Escrita Técnica, Comunicação escrita, Práticas de Programação, Interdisciplinaridade, Formação Profissional, Eletrotécnica