O uso das mídias sociais Twitter e Instagram na eleição para reitor nos Institutos e Universidades Federais
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Data
2021
Autores
Currículo Lattes
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Resumo
O objetivo desta pesquisa foi verificar se o sentimento das postagens dos candidatos
nas mídias sociais, Twitter e Instagram, tem influência sobre a vitória eleitoral para o
cargo de reitor nas universidades e nos institutos federais. Os estudos encontrados
não deixam explícito qual sentimento deve ser expresso pelo candidato para melhorar
suas chances de vitória nas eleições quando essas eleições são não-partidárias. Para
averiguar este ponto, foi utilizada uma amostra contendo postagens de 171 candidatos
a reitor oriundos de 26 estados e do Distrito Federal, de 24 universidades federais e
de 27 institutos federais, anteriores a março de 2021. Para medir o efeito sobre a
vitória, as postagens dos próprios candidatos foram classificadas em relação ao
sentimento (positivo ou negativo) e um sentimento geral de uso da mídia Twitter e do
Instagram foi atribuído ao candidato. A classificação do sentimento utilizou um
dicionário léxico criado e anotado por Smedt e Daelemans (2012) estendido do léxico
WordNet3. Após a coleta, classificação e análise dos dados, utilizando o modelo de
regressão logística, foram encontradas evidências de que o efeito do uso da mídia
social Instagram com sentimento positivo aumenta a chance de vitória do candidato.
No entanto, não foram encontradas evidências de que o sentimento em postagens do
Twitter influencia as chances de vitória. Este estudo contribui para que candidatos em
eleições não partidárias, a exemplo das eleições para reitor em universidades e
institutos federais, possam utilizar as mídias sociais de forma mais estratégica, em
relação ao sentimento expresso nas suas postagens, de acordo com a necessidade
de engajamento do eleitorado.
Descrição
Palavras-chave
Mídias sociais, Twitter, Instagram, Eleições Reitor, Análise de sentimentos