Teses e Dissertações defendidas no IFAL
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Item Estratégias pedagógicas nas aulas de língua portuguesa do ensino médio integrado ao técnico: reflexões sobre práticas humanizadoras(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-17) Silva, Ítalo Christiano da; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Santos, Lúcia de Fátima; http://lattes.cnpq.br/3235342037177115; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955Os estudos sobre processos de humanização na prática pedagógica apresentam reflexões sobre as ações do professor e as relações estabelecidas no ambiente formal da sala de aula. Esta pesquisa investigou práticas educativas na aula de Língua Portuguesa que consideram a afetividade e apresentam proposta transversal. O estudo propõe pensar o processo pedagógico de conhecimento, em ambiente escolar da rede federal técnica e tecnológica, no primeiro semestre de 2020. O objetivo principal foi investigar práticas humanizadoras de ensino, para elaborar o produto educacional – Jogo educacional de tabuleiro Resiliência – direcionado ao ensino médio integrado ao técnico. A metodologia foi redefinida a partir de variáveis intervenientes, por conta da realidade de pandemia do Covid-19, assim a coleta de dados face-a-face com 10 alunos e um professor foi reorganizada para uma amostra com dois alunos em comunicação remota e em rede por computador. O estudo investigou o ensino integrado na perspectiva de formação omnilateral dos sujeitos, ou seja, de forma integral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram a realização de oficinas online e a aplicação remota de questionários. As etapas metodológicas seguiram a seguinte ordenação: (i) elaboração e organização dos conteúdos de 4 oficinas inseridas no produto educacional, para discutir temáticas geradoras de humanização com adolescentes; (ii) aplicação de questionários; (iii) elaboração de oficinas remotas para discutir a temática humanização com adolescentes e (iv) criação de um jogo educacional que problematiza questões de interesse socioemocional dos adolescentes. Os resultados indicados com as respostas e a participação virtual dos estudantes auxiliaram a avaliar e aprovar o produto educacional jogo de tabuleiro elaborado pelo pesquisador. Ademais, o estudo sistematizou materiais sobre a humanização em sala de aula. A intervenção nas aulas de Língua Portuguesa foi pensada a partir da formação do pesquisador, licenciado em Letras, e em sua experiência docente, além da possibilidade de problematização que esse componente curricular promove, através de debates e exposições orais, leituras, produções e interpretação e/ou compreensão de textos verbais e não-verbais. Os resultados confirmaram que práticas humanizadoras com aulas dialogadas e metodologias com participação ativa dos alunos possibilitam aprendizagem qualitativa.