TCC Química
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Química por Assunto "Aprendizagem digital"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O Youtube e o ensino de Química: uma análise dos canais educativos como ferramenta de apoio ao docente(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-07) Oliveira, Julliany Correia de; Nascimento, Flavia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167Este estudo foi motivado pelo cenário pandêmico da COVID-19, que impulsionou a busca por alternativas educacionais eficazes. Diante desse contexto, nos questionamos se os canais do YouTube poderiam ser utilizados como uma ferramenta de apoio ao professor no ensino de química, complementando o ensino presencial e possibilitando a revisão e aprofundamento dos conteúdos, visto que esta plataforma é de fácil acesso e muito utilizada pela geração atual. Nosso objetivo geral foi analisar se as videoaulas dos canais de química do YouTube são relevantes para o ensino e se esses canais podem ser usados por professores como um auxílio nas aulas. Além disso, nossos objetivos específicos foram: identificar os principais canais, avaliar a qualidade dos conteúdos e identificar as limitações desse recurso. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica quantitativa, na qual a metodologia adotada consiste em cinco etapas distintas, primeiramente realizou-se a definição do quantitativo de canais, seguido da coleta dos dados considerados permanentes e dos dados que são atualizados constantemente na plataforma. Por fim, descrevemos os resultados e analisamos os dados obtidos no decorrer da pesquisa. Constatou-se que de fato, o YouTube pode sim ser uma valiosa ferramenta de apoio ao docente no ensino de química. Essa plataforma representa uma ponte eficaz entre o educador e o aluno, apresentando-se como um recurso enriquecedor, capaz de complementar o conteúdo tradicional e estimular o interesse dos estudantes pela disciplina. Desse modo, a presente pesquisa também pode servir de inspiração para projetos futuros, e para aprimorar a utilização dessa ferramenta de apoio ao ensino de química que é rico em possibilidades e muito promissor para a educação contemporânea.