Produção Científica
URI Permanente desta comunidade
Inclui artigos de periódicos, livros, capítulos de livros e trabalhos de eventos produzidos no IFAL e/ou por autores do IFAL.
Notícias
Inclui artigos de periódicos, livros, capítulos de livros e trabalhos de eventos
Navegar
Navegando Produção Científica por Assunto "CIENCIAS HUMANAS"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Anais e Ebook do IV Simpósio Internacional e VII Nacional de Tecnologias Digitais na Educação(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-06) Bottentuit Junior, João Batista (org.)O Enquadrado no tema geral “Tecnologias Digitais, Mundos Virtuais e Metaverso na Educação”, o IV Simpósio Internacional e VII Nacional de Tecnologias Digitais na Educação – SNTDE 2022, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação – GEP - TDE da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, estimula a discussão sobre o uso pedagógico das tecnologias na educação, assim como a apresentação de trabalhos originais relacionados às temáticas do evento. O VI - SNTDE 2022 assim como a edição de 2021 foi realizado de maneira Virtual por meio das Plataformas YouTube e Google Meet e contou com a participação de pesquisadores e nacionais e internacionais. O SNTDE chaga a sua sétima edição e gostaríamos de relembrar os temas que já foram discutidos nos anos anteriores. A cada ano temos mais participantes e são sempre gerados novos laços acadêmicos e também um maior volume de trabalhos disponíveis à comunidade acadêmica.Item Ensino e Aprendizagem através de Makerspaces: uma revisão sistemática da literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-06) Albuquerque, Cassiano Henrique de; Cavalcante, Patrícia SmithEste artigo relata os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre os processos de ensino e aprendizagem em makerspaces. Foram analisados 72 artigos nas bases de dados Science Direct, IEEE Explore, SCIELO-Brasil, Periódico CAPES, BDTD e Google Acadêmico, seguindo o protocolo de Kitchenham e a metodologia PRISMA. Os resultados destacam elementos comuns aos makerspaces em geral, porém, evidenciam uma lacuna de pesquisas no ensino técnico e profissionalizante em especial. As carências encontradas incluem infraestrutura limitada, falta de formação dos professores, integração curricular inadequada e dificuldades na avaliação e reconhecimento dos conhecimentos adquiridos nos makerspaces.Item Etnozootecnia como proposta de valorização dos conhecimentos tradicionais em EPT(2021-08-27) Silva, Washington Luis Santos da; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Silva, Ana Paula Gomes da; http://lattes.cnpq.br/3016801941244964Este trabalho é um estudo etnozootécnico que se desenvolveu na cidade de Palmeira dos Índios e região com o objetivo de recolher conhecimentos sobre o comportamento tradicional na criação de animais domésticos. Foram coletados dados para a caracterização dos sujeitos participantes, bem como os métodos e costumes regionais para a criação de animais domésticos (bovinos, caprinos, suínos, galinhas, marrecos, coelhos, equinos, cães e gatos). Os sujeitos participantes possuíam idade média entre 40 e 50 anos, de ambos os sexos, sendo a maioria iletrado ou com baixa escolaridade que desenvolvem ou desenvolveram atividades ligadas á agricultura ou criação animal. Dentre os conhecimentos mais registrados destacam-se o uso de fitoterápicos, rezas e orações (ainda persistindo as superstições em seres sobrenaturais tais como a caipora e outros). Nos animais, o uso dos conhecimentos tradicionais ocorre no tratamento de feridas cutâneas e controle de verminoses. A cartilha contribuiu para a valorização dos conhecimentos empíricos e tradicionais ainda em uso nas comunidades rurais, além disso possibilita a preservação da memória por meio da transmissão das crenças no processo de formação de profissionais técnicos da área das Ciências Agrárias.