Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
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Inclui trabalhos de conclusão de cursos de especialização e graduação produzidos no IFAL e fora dele
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Navegando Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Programa "Especialização em Educação Ambiental e Cultural."
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Item A contribuição da etnobiologia para o ensino de ciências: uma revisão sistemática de literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-22) Oliveira, Mariana Tagino de; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Santos, Eduardo da Silva; Rocha, Douglas Ferreira daEtnobiologia é o estudo dos conhecimentos e conceitos desenvolvidos por qualquer cultura sobre a biologia, contribuindo com a interação das pessoas e dos grupos humanos com o ambiente. Além disso, compreende a forma do desenvolvimento das mais variadas culturas existentes, como a comunidades tradicionais, ou seja, populações rurais, ribeirinhas, quilombolas e indígenas, percebendo e concebendo os sistemas naturais nos quais estão inclusos. A sua contribuição para o ensino de ciências encontra-se na formação do professor, que seja sensível à diversidade cultural para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária. Tal relevância nos despertou o questionamento: Qual a contribuição das publicações científicas sobre a Etnobiologia, realizadas na região nordeste do Brasil, para o ensino-aprendizagem de Ciências? O estudo objetivou realizar uma análise qualitativa dos trabalhos produzidos entre os anos 2018 e 2023 no nordeste brasileiro, com foco na investigação sobre a influência da Etnobiologia no ensino-aprendizagem de Ciências. Esse estudo se propôs a realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que são evidências relevantes para uma estratégia de intervenção específica, aplicando métodos de busca explícitos e sistemáticos, avaliação crítica e síntese das informações selecionadas. Foram encontrados 35 estudos, onde 12 foram incluídos e 23 excluídos, e a discussão dos resultados foi realizada por meio dos trabalhos produzidos entre os anos 2018 e 2023 no nordeste brasileiro. Os descritores utilizados para a pesquisa foram: ensino de ciências; etnobiologia e ensino de ciências; meio ambiente e etnobiologia, sendo o critério de exclusão pesquisas não escritas no idioma oficial do Brasil (Português) e não disponibilizadas nas plataformas escolhidas. Dessa forma, também mostraram as políticas direcionadas aos docentes sobre a cultura das comunidades tradicionais, como as dos quilombolas e dos indígenas, que estavam presentes no ensino ministrado, não apenas na disciplina de ciências, mas em todo currículo escolar, onde os professores inovam sobre suas práticas pedagógicas, detectando que é possível afirmar que a Etnobiologia contribui para o processo de formação continuada. Sendo necessário refletir sobre a relação do professor com o conhecimento científico e o seu papel mediador nesse ensino, especialmente na sua formação continuada, pois grande parte das ideias do professor são frutos da sua formação.