Navegando por Autor "Sobral Júnior, Geraldo Alves"
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Item Oficina de robótica educacional como mecanismo de articulação entre teoria e prática no curso técnico em eletrônica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-04-27) Santos, Fernanda Cordeiro dos; Sobral Júnior, Geraldo Alves; http://lattes.cnpq.br/0932135146183444; Dias, Wandearley da Silva; http://lattes.cnpq.br/4655224339571082; Barbosa, José Isnaldo de Lima; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485Esta pesquisa tem por intuito analisar como ocorre a relação entre a teoria e a prática no processo de preparação dos alunos do IFAL- Campus Maceió para os campeonatos de robótica realizados por esta instituição. O objetivo principal é construir um instrumento didático pedagógico que possa contribuir no processo de ensino e aprendizagem e na integração entre os conteúdos de disciplinas específicas da área técnica e os torneios de robótica. A robótica educacional é um recurso tecnológico que permite a integração entre diferentes áreas do conhecimento, tais como: física, eletrônica, informática, mecânica e lógica, o que a torna uma aliada no processo de aprendizagem, visto que por possuir uma proximidade com o dia-a-dia, esta possibilita relacionar os conhecimentos aprendidos em sala com a realidade vivenciada pelos alunos. Neste sentido, desenvolvemos dois produtos educacionais, um tutorial e uma oficina de robótica. O tutorial elaborado tem por finalidade se constituir como um material potencialmente significativo, bem como apresentar orientação inicial para melhor assimilação do conhecimento pertinente à área de robótica. O desenvolvimento da oficina por sua vez, tem como base as fases de planejamento, a aplicação e avaliação. As diferentes variáveis que intervém no processo de ensino aprendizagem foram sistematizadas a fim de organizar a prática docente. A pesquisa tem como método para o seu desenvolvimento a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos metodológicos a entrevista semiestruturada e o questionário semiestruturado, realizados respectivamente com o professor organizador dos torneios e com os alunos que participaram da oficina de robótica. Os resultados obtidos apontam que a prática pedagógica adotada na oficina de robótica favorece o processo de aprendizagem, bem como prepara os alunos para a participação em torneios de robótica.Item Utilizando smartphones como ferramenta educacional no ensino de física(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-03-26) Duarte Júnior, Sidney de Souza; Rocha, Jorge Luiz Araújo; http://lattes.cnpq.br/7777646811669902; Sobral Júnior, Geraldo Alves; http://lattes.cnpq.br/0932135146183444; Rodrigues, Giulianno Raposo; http://lattes.cnpq.br/5230863188707826; Dias, Wandearley da Silva; http://lattes.cnpq.br/4655224339571082Este estudo investiga a aplicação dos sensores de acelerômetro, giroscópio e lumino-sidade presentes nos smartphones como uma ferramenta didática para realizar expe-rimentos sobre o pêndulo simples no ensino de física. Também menciona vantagens, desvantagens e os desafios da utilização dos sensores mencionados para desenvol-vimento de uma atividade experimental para o ensino de física. Além disso, ressalta a importância das políticas educacionais para garantir uma integração segura e eficaz desses dispositivos na educação, enquanto aborda questões como distração, desi-gualdade de acesso e dependência tecnológica. Conclui que a incorporação dos smartphones na educação demanda um equilíbrio entre teoria e prática, respaldado por diretrizes educacionais adequadas.