Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Samara Karolynne Vieira da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Dificuldades Encontradas por Estudantes Brasileiros nas Aulas de Física do Ensino Médio: Investigação sobre Práticas Experimentais em Escolas Públicas
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-15) Silva, Samara Karolynne Vieira da; Oliveira, Marcos Henrique Abreu de; http://lattes.cnpq.br/7597524437699021; Costa, Alex Emanuel Barros; http://lattes.cnpq.br/2231272728491909; Matsumoto, Ederson Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2871962608536791
    O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e tem como propósito ressaltar as deficiências no Ensino de Física para o nível médio, evidenciadas em algumas publicações nacionais, principalmente quanto às práticas experimentais. Desse modo, a partir das pesquisas realizadas, foi constatado haver um certo desinteresse por parte dos discentes com relação a disciplina de Física, em escolas públicas, o que é apontado por diversos autores. Alguns deles afirmam que os fatores que contribuem para essa deficiência, vão desde a formação dos professores, passando pelas dificuldades dos estudantes em entender a disciplina, e chegando até a necessidade de políticas públicas educacionais que promovam melhores condições de trabalho para os docentes. Sendo assim, tem-se uma consequência direta dos problemas levantados um evidente prejuízo no processo ensino-aprendizagem de Física, já que muitos estudantes demonstram uma falta de afinidade e motivação para com esta disciplina. Nessa perspectiva, considera-se o arcabouço conceitual da aprendizagem significativa de Ausubel, levando em consideração a importância de organizar o tempo das aulas com espaço para os discentes mostrarem conhecimentos já adquiridos sobre os conteúdos abordados em sala de aula. Entende-se que a importância da participação e da interação dos estudantes é parte de um aprendizado com qualidade, pois estimula descobertas e criatividade. Ademais, ao longo deste trabalho também foi enfatizada a importância das práticas experimentais em Física, os problemas encontrados que impossibilitam a realização das mesmas e as possíveis soluções para tais problemas

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS