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Navegando por Autor "Silva, Narayana Sandes"

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    Indicadores de avaliação dos programas de educação ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA)
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-01-24) Silva, Narayana Sandes; Melo, Joabe Gomes de; http://lattes.cnpq.br/5180399418500159; Romero, Renato de Mei; http://lattes.cnpq.br/9857771457585862; Oliveira, Iara Terra de; https://orcid.org/0000-0003-2511-1666; http://lattes.cnpq.br/2856851148788238; Lima, André Suêldo Tavares de; https://orcid.org/0000-0003-4687-0645; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345
    A educação ambiental é extremamente relevante como uma ferramenta para enfrentar os desafios socioambientais atuais. Compreendendo sua importância, cada vez mais, diferentes pesquisas estão sendo realizadas no intuito de melhorar as práticas educacionais voltadas ao meio ambiente e a sustentabilidade. O processo de avaliação é um instrumento que pode ser um grande aliado nas ações educativas. Dessa forma, essa pesquisa, apresenta uma análise dos parâmetros e indicadores para avaliação de ações e programas de Educação Ambiental promovidas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas. O principal objetivo aqui é compreender quais são os procedimentos de avaliação adotadas em cada uma das ações ativas, com foco na compreensão dessa temática, nesse estudo de caso, caracterizado como exploratório e descritivo, baseado em análise documental gestores do setor. Os dados coletados indicam que os programas analisados utilizam indicadores de avaliação qualitativos, com destaque para a participação social, sustentabilidade e conservação da biodiversidade. Por fim, a análise abre margem para reforçar a importância de uma estruturação desses indicadores para garantir a efetividade das iniciativas, sugerindo o desenvolvimento contínuo de indicadores adaptados as necessidades locais.
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    Rubrica de avaliação para ações de educação ambiental
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-01-24) Silva, Narayana Sandes
    A educação ambiental desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Suas ações visam promover a reflexão crítica sobre a relação entre sociedade e natureza, incentivando mudanças de atitude e práticas sustentáveis. No entanto, para garantir a eficácia dessas iniciativas, a avaliação se torna uma etapa essencial do processo educativo. Avaliar permite identificar avanços, desafios e impactos das atividades desenvolvidas, possibilitando ajustes e melhorias contínuas. Nesse contexto, a rubrica de avaliação surge como uma ferramenta valiosa para auxiliar no processo avaliativo, proporcionando critérios claros e objetivos para a análise do desempenho dos participantes. Ao estabelecer parâmetros específicos, a rubrica facilita a compreensão dos objetivos de aprendizagem, tanto para educadores quanto para educandos, promovendo um retorno mais estruturado e transparente. A rubrica pode ser uma aliado no processo de avaliação das nas ações de educação ambiental, permite não apenas medir conhecimentos adquiridos, mas também avaliar o desenvolvimento de atitudes e práticas sustentáveis, tornando a aprendizagem mais significativa ao alinhar estratégias de ensino com a avaliação de indicadores como percepção ambiental, sensibilização e mudança de comportamento. A utilização de rubricas de avaliação constitui um procedimento bastante simples para apoiar a avaliação de uma grande diversidade de produções e desempenhos dos alunos (FERNADES, 2021). Em sala de aula a rubrica tanto pode ser usada para avaliação de estudantes quanto para análise e mensuração do processo de ensino-aprendizagem (DE CAMPOS et. al, 2021). Este material poderá ser utilizado como um instrumento que auxilie na mensuração dos impactos das ações educativas, com base nos indicadores e critérios, permitindo um acompanhamento do aprendizado e da conscientização ambiental dos participantes. Além disso, a rubrica pode ser adaptada para cada realidade, atividade, ação e indicadores diferentes. A criação de uma rubrica de avaliação voltada para ações de educação ambiental tem grande relevância social, pois ajuda na formação de cidadãos mais conscientes sobre o meio ambiente. Ao contribuir com práticas educativas que promovem a sustentabilidade, esse material pode ser usado em escolas e projetos que buscam melhorar a relação entre sociedade e natureza. A proposta tem aderência ao programa e o produto está alinhado aos objetivos do programa, unindo o conhecimento teórico com a prática em sala de aula e outras atividades educativas. O impacto do material está na sua capacidade de melhorar a forma como avaliamos as ações de educação ambiental. A rubrica também tem uma boa aplicabilidade, pois pode ser facilmente adaptada a diferentes tipos de projetos, atividades e realidades. Ela pode ser usada por professores ou gestores das ações, de várias áreas, em diferentes etapas da educação, e serve como apoio para avaliar e planejar ações de forma mais clara e organizada. A proposta envolve um certo nível de complexidade, pois integra saberes de diferentes áreas e exige colaboração entre educadores, pesquisadores e outros profissionais. O desenvolvimento da rubrica exige planejamento, troca de experiências e adaptação às realidades locais, o que enriquece o processo e amplia seu alcance. A inovação está na maneira como a avaliação é pensada: a rubrica combina critérios pedagógicos com indicadores ambientais, promovendo uma abordagem mais integrada. Isso representa uma forma de acompanhar o desenvolvimento dos alunos, considerando tanto o conteúdo aprendido quanto o engajamento com práticas sustentáveis.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

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