Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Kleyfton Soares da"

Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Efeitos das tecnologias de realidade aumentada e virtual como recursos visuoespaciais na aprendizagem de geometria molecular
    (2024-10-14) Silva, Kleyfton Soares da; Correia, Paulo Rogério Miranda; http://lattes.cnpq.br/1028921713215334; Correia, Paulo Rogerio Miranda; http://lattes.cnpq.br/1028921713215334; Aguiar, Joana Guilares de; http://lattes.cnpq.br/7322160560603795; Cirino, Marcelo Maia; https://orcid.org/0000-0002-5377-382X; http://lattes.cnpq.br/7952492082756341; Gotuzo, Seabra, Alessandra
    Esta pesquisa investigou os efeitos de intervenções didáticas mediadas por tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) na aprendizagem de noções de geometria molecular. Diante da complexidade atrelada à aprendizagem da estrutura molecular, esta investigação coloca os erros conceituais, a questão visuoespacial e a utilização de tecnologias digitais como elementos importantes para a elaboração de estratégias didáticas eficazes. A partir de uma abordagem quanti-qualitativa de natureza aplicada e uma estratégia de coleta e análise de dados sequencial explicativa de métodos mistos, a pesquisa foi organizada em três estudos complementares. O primeiro estudo teve como objetivo identificar erros conceituais relacionados à geometria molecular através de um teste diagnóstico aplicado a 55 estudantes de graduação em biotecnologia da Universidade de São Paulo. Os resultados revelaram dificuldades na transição entre representações bidimensionais e tridimensionais, enfatizando a necessidade de estratégias didáticas com múltiplas representações. O segundo estudo, conduzido com os mesmos participantes do estudo I, avaliou o efeito da RA na aprendizagem de geometria molecular. Os estudantes foram divididos em dois grupos: um revisou o assunto com o apoio de um mapa conceitual com moléculas estáticas (grupo A) e o outro com um mapa conceitual personalizado com RA (grupo B). A comparação do desempenho na tarefa de construção de moléculas físicas mostrou um resultado superior para o grupo B, sugerindo que fatores emocionais e de atenção podem ter contribuído para a uma boa percepção espacial das moléculas. O terceiro estudo, conduzido na Universidade de Surrey (Inglaterra), avaliou o efeito da RV, complementada com outros recursos, na compreensão de geometria molecular. O referido estudo destacou o conjunto de tarefas da intervenção didática como engajador, propiciando a aprendizagem independentemente do nível de conhecimento prévio dos estudantes, além de ser eficaz em nivelar o conhecimento entre diferentes grupos. As conclusões dos estudos enfatizam a relevância de testes diagnósticos para identificar erros conceituais e a importância de integrar tecnologias imersivas e atividades práticas no ensino de química. Os achados reforçam a necessidade de estratégias didáticas cuidadosamente planejadas, implementadas e avaliadas para potencializar o desempenho em contextos educacionais de química.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de pilhas e baterias
    (2022) Santos Júnior, Ronaldo dos; Oliveira, André Luiz dos Santos; Oliveira, André Luiz dos Santos; Barbosa, Amaury Franklin Benvindo; Silva, Kleyfton Soares da; Santos, Renan Atanazio dos
    Diante do crescente avanço da tecnologia, a produção de pilhas e baterias tem crescido continuamente. No entanto, em suas composições apresentam componentes altamente tóxicos denominados como metais pesados, por isso, quando elas são descartadas de forma incorreta tornam-se causadoras de contaminação no meio ambiente e na saúde humana. Deste modo, este trabalho teve por objetivo mostrar os impactos causados pelo descarte incorreto das mesmas. A metodologia envolveu pesquisas utilizando artigos, dissertações acadêmicas, revistas e sites. Foi realizada uma revisão bibliográfica no período entre janeiro e abril de 2022, na seguinte base de dados: Google Scholar. Com o descarte inadequado, o contato com umidade, água, calor e outras substâncias químicas, é o suficiente para componentes tóxicos vazarem e suceder uma contaminação em massa. Tendo como exemplo o acidente ambiental que aconteceu em Bauru em 2002, onde 314 crianças foram contaminadas por chumbo, causando plumbemia e danos irreparáveis. No Brasil, existem atualmente alguns projetos que visa o descarte correto, exemplo disso é a reciclagem. Na maioria dos processos de tratamento ocorre uma triagem, com objetivo de tratar cada tipo de lixo eletrônico. Este procedimento (reciclagem) é promissor podendo ser aplicado em vários locais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O lúdico na aprendizagem de vidrarias de laboratório de química na Escola Estadual Dr. Antônio Gomes de Barros
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-06-08) Silva, Eronildo Ferreira da; Freitas, Alan John Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7222112856028905; Freitas, Johnnatan Duarte de; http://lattes.cnpq.br/4999402869058858; Lira, Lidiane Evangelista; http://lattes.cnpq.br/7428353456925450; Silva, Kleyfton Soares da; http://lattes.cnpq.br/9040257542465304; Morilla, Demetrius Pereira; http://lattes.cnpq.br/5723725916193842; Sousa, Jonas dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3193945439772961; Soares, Janaína Gomes; http://lattes.cnpq.br/9254836310407411
    Esta pesquisa objetivou abordar uma metodologia educativa que se diferencia do ensino tradicional com alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma Escola da rede pública estadual, localizada no município de Novo Lino, no estado de Alagoas e avaliar os resultados de aprendizagem, aplicando o jogo didático “APRENDENDO VIDRARIAS”, em que apresenta os principais materiais e vidrarias de laboratório, procurando também contribuir para que os alunos se tornem mais interessados, atentos e participativos. Para essa construção foi utilizado o estudo de caso, que abordou o lúdico como metodologia no ensino e aprendizagem de química. Através de todo o estudo realizado e das constatações apresentadas foi possível confirmar que é viável a abordagem de uma metodologia diferente quando aplicada de maneira correta no ensino e aprendizagem.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Teoria e prática: uma proposta de Sequência Didática utilizando microscópio caseiro no ensino de ciências
    (2022) Santos, Rayane Lima dos; Oliveira, André Luiz dos Santos; Oliveira, André Luiz dos Santos; Silva, Kleyfton Soares da; Nascimento, Raul César da Silva
    A busca por uma aprendizagem significativa continua sendo um desafio para muitos professores, que precisam planejar suas aulas com o objetivo de alcançar um ensino que atenda às necessidades dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática para o ensino de “citologia” no 1o ano do Ensino Médio, com base na Teoria das Situações Didáticas (TSD), tendo como ponto de partida a utilização de um microscópio caseiro. A metodologia envolveu uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, buscando-se sugerir um modelo de ensino baseado na TSD, que consiste na aplicação de quatro fases: ação, formulação, validação e institucionalização. A proposta é promissora podendo ser aplicada em diferentes conteúdos curriculares.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS