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Navegando por Autor "Santos , Graciele Oliveira dos"

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    Os gêneros discursivos publicitários e os efeitos de apelação: um olhar para o movimento polifônico e seus efeitos de sentido
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-06-15) Santos , Graciele Oliveira dos; w; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592; Cavalcante, Sandra Araújo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Santos, Erinaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/7428490483642315
    Adotando uma visão da Análise Dialógica do Discurso (ADD), este estudo tem como objetivo analisar as sugestões polifônicas presentes em diversos enunciados verbo-visuais em alguns gêneros discursivos da esfera publicitária, tais como panfleto, propaganda e anúncio publicitário. Os gêneros discursivos se caracterizam como enunciados concretos, munidos de diversos discursos ideológicos que fazem parte da sociedade, por meio de diversos meios de comunicação presentes nas mais diversificadas esferas comunicativas. Uma dessas esferas é a esfera publicitária, que para algumas pessoas se resume simplesmente a um meio pelo qual o anunciante busca vender/divulgar seu produto/serviço. É a partir de algumas concepções desenvolvidas pelo chamado Círculo de Bakhtin, que os ditos textos passam a ser tratados como discursos; um artefato que sofre significações e ressignificações levando em conta o contexto e as ideologias ali presentes. Seguimos o método de pesquisa qualitativo e documental, e além disso, utilizamos teóricos relacionados aos estudos desenvolvidos dentro da linguística, principalmente dentro da ADD e dos gêneros discursivos multimodais/multissemióticos, tais como Bakhtin (2002, 2011), Silva (2015), Kress e Van Leeuwen (2006) e Volóchinov (2018) . Tratamos de algumas concepções como signo ideológico, enunciado concreto, ideologia, polifonia e discurso. Ademais, também apresentamos um breve estudo em referência aos gêneros discursivos que serão analisados, trazendo discussões históricas e críticas, postas por Marcondes (2002) e de Sandmann (1993) sobre os primórdios da propaganda e do anúncio. A partir das análises realizadas, foi possível notar que os anunciantes buscam utilizar diversos recursos verbo-visuais para sugerir pontos de vista ideológicos que por sua vez apresentam um diálogo direto com os seus interlocutores, trazendo assim vozes polifônicas e diferentes efeitos de sentido.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

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