Navegando por Autor "Santos, Tamara dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A Literatura de Cordel como Instrumento Linguístico no Contexto Escolar(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-06-21) Silva, Amanda Maria da; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6438536384857226; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/0841641614487512; Araújo Neto, Zoroastro Pereira de; https://orcid.org/0000-0002-5647-928X; http://lattes.cnpq.br/6333230791654121Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar o uso da literatura de cordel como instrumento linguístico e pedagógico no ensino da Língua Portuguesa no contexto escolar. Com base em pesquisa bibliográfica e em reflexões didáticas, busca-se demonstrar como o cordel, por meio de sua linguagem acessível, rítmica e culturalmente marcada, pode contribuir para o desenvolvimento da leitura, da escrita, da oralidade e do senso crítico dos estudantes. A literatura de cordel, enquanto manifestação da cultura popular nordestina, revela-se uma ferramenta eficaz para aproximar o conteúdo escolar da realidade social dos estudantes, promovendo a valorização dos saberes locais. O trabalho enfatiza ainda a importância da diversidade textual no ambiente educacional e propõe estratégias metodológicas que favoreçam o letramento literário, especialmente a partir da obra de Leandro Gomes de Barros. Conclui-se que o cordel é um recurso didático potente, capaz de integrar cultura e ensino, ampliando as possibilidades de aprendizagem significativa nas escolas públicas.