Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Matheus Ferreira dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Ação docente e letramento literário
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Santos, Matheus Ferreira dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Lima, Rosangela Nunes de; http://lattes.cnpq.br/2454422033896336; Leite, Wilma Albuquerque da Silva
    As práticas de Letramento Literário no ensino de Língua Portuguesa dão-se, com um escopo maior, no Ensino Médio; contudo, essas práticas necessitam de um preparo do aluno anterior a esse contato, preparo este que, na maioria das vezes, é negligenciado. Assim, objetivamos a compreensão das relações entre as práticas de Letramento Literário escolar no Ensino Fundamental e o aumento ou decréscimo dessa prática no cotidiano; para isso, necessitou-se fazer claro o que é o Letramento Literário, observar as interações do alunado diante dos textos literário, além de contrastar os dados iniciais e finais da pesquisa para compreendermos esse fenômeno. Desse modo, o trabalho propõe uma análise do fenômeno do Letramento Literário na rede municipal de ensino de Arapiraca, Alagoas. A principal problemática tratada é compreender em que medida a ação docente para com o Letramento Literário em sala de aula instiga o aluno a desenvolver a prática letrada na Literatura, através de entrevistas, questionários e observações das interações dos alunos nas aulas. Dessa forma, a referida pesquisa propôs uma análise quali-quantitativa dos dados coletados através da pesquisa ação em uma sala de aula de 7° ano do Ensino Fundamental por intermédio da leitura e rodas de conversas sobre obras das Literaturas pertinentes ao desenvolvimento da cultura do letramento dos alunos. A pesquisa está fundamentada em Cosson (2006, 2021), Zilberman (2010), Kleiman (2005) e Soares (2020).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS