Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Jeane de Brito"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A variação linguística no livro didático do ensino médio
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-26) Santos, Jeane de Brito; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Leite, Wilma Albuquerque da Silva; http://lattes.cnpq.br/9019670882435484
    O livro didático é um recurso que serve como instrumento de apoio ao trabalho docente, por isso é essencial verificar como os conteúdos são disponibilizados e tratados para os estudantes. O presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira a variação linguística é abordada nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio. Assim, nesta pesquisa, pretende-se refletir sobre o tratamento dedicado ao tema considerando como os conceitos são apresentados e qual o nível de aprofundamento dedicado. Para tanto, apoiamo-nos nas discussões realizadas por Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2007), (2015), Antunes (2003) e Alckmin (2004), dentre outros. Ademais, levamos em consideração as orientações descritas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) a respeito de como a variação linguística deve ser abordada no âmbito educacional e também nas obras didáticas. Analisamos duas coleções de livros didáticos da língua portuguesa voltadas para o Ensino Médio sendo elas volumes únicos Se Liga nas Linguagens, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, e Multiversos, de Maria Tereza Arruda Campos e Lucas Sanches Oda, ambas aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático de 2021. Esta pesquisa é considerada uma pesquisa documental de abordagem qualitativa/interpretativa que verificou a partir de leituras dessas obras, análise dos conceitos abordados e atividades propostas. Nossos estudos revelaram como resultado final que o tema variação linguística foi abordado em ambas as coleções: não sendo muito aprofundada na coleção Multiversos, sendo mais assertiva na coleção Se liga nas Linguagens, embora não fazendo uma abordagem completa. Também foi percebido a preocupação dos autores em incorporar conceitos fundamentados pela sociolinguística e também seguir as orientações da BNCC na abordagem do conteúdo, conceitos como heterogeneidade linguística, variantes de prestígio/estigmatizadas e diversidade linguística. Contudo, o conceito de preconceito linguístico foi abordado somente na obra "Se Liga nas Linguagens".

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS