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Navegando por Autor "Santos, Amanda Karla dos"

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    Estágio supervisionada do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Alagoas: reflexões sobre sua colaboração na formação dos licenciados
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-11-28) Santos, Amanda Karla dos; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Oliveira, Maria Regina Brasileiro de; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Ferreira Junior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167
    Esse trabalho teve como objetivo conhecer a importância e perspectivas do estágio supervisionado para os alunos do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Alagoas -IFAL, em sua formação. A metodologia utilizada no trabalho teve como foco as subjetividades e particularidades do sujeito, não dissociando os atores sociais de suas realidades, por isso teve como campo de coleta de dados o ambiente dos sujeitos estudados. Quanto à contribuição legal, o trabalho se deteve em leis, resoluções, portarias que tratassem sobre a prática de estágio supervisionado, LDB e o projeto pedagógico do curso. Foi fundamentado principalmente pelas autoras: Selma Garrido Pimenta (2012), Maria Socorro Lucena Lima (2012), Cleoni Maria Barboza Fernandes (2010) e Cipriano Luckesi (1994), por discutirem os conceitos e concepções de prática, teoria, práxis e avaliação presentes nos cursos de formação de professores. Entre os resultados encontrados foi a verificação da pouca utilização do estágio como agente de reflexão no curso de licenciatura em química, fato que poderia ser mudado, se o estágio fosse usado como origem da formação, eixo de relação entre as disciplinas, instrumentalizando teoricamente os estagiários, desenvolvendo leituras, análises e problematização de suas práxis e identidades, como futuro educador.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

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