Navegando por Autor "Santos, Adriana Vital dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Uma proposta de ensino de literatura: estudo do texto literário a partir das funções da literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-01) Santos, Adriana Vital dos; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Santos, Erinaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/7428490483642315; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter aplicada, pois buscamos, a partir da leitura dos textos literários e do reconhecimento de suas funções, propor novos caminhos para o ensino de Literatura. O trabalho tem como objetivo central sugerir uma proposta de ensino de literatura sobre o estudo do texto literário a partir das funções da literatura. Para cumprimos com nosso objetivo, a pesquisa foi desenvolvida por meio do método indutivo, pois partimos de um fato específico, a saber: o uso das funções da literatura na leitura de textos literários para, a partir disso, mostrar a análise de textos da literatura brasileira comumente usados no primeiro ano do Ensino Médio, visando uma nova proposta de ensino. Ademais, por ser esta uma pesquisa desenvolvida, em sua maior parte, por meio do método indutivo que, por natureza, é um método que prevê o uso de referencial bibliográfico, podemos afirmar que nossa investigação dar-se-á por meio do método monográfico, especificamente como uma pesquisa bibliográfica. Logo, o Corpus da pesquisa foi construído a partir de diversos textos de diferentes escolas literárias, cujo foram analisados considerando as funções da literatura. Assim sendo, utilizamos como referencial teórico (i) Os conceitos de Língua e Linguagem apresentados por Saussure (2008), Lyons (1982) e Chomsky (1978); (ii) As perspectivas sobre Comunicação e suas funções a partir de Chalhub (2003), (Jakobson, 2008); (iii) As funções da literatura e seus conceitos a partir de D’Onofrio (2007), Almeida e Lima (2019), e Lopes (2021); e (iv) e por meio do pensamento de Candido (1972), Zilberman (2008), Aguiar e Suassuna (2013), Soares (2002) e Cosson (2009) buscar compreender a literatura como importante instrumento de transformação social no ensino de Língua Portuguesa. Dito isso, foi possível perceber que a gênese do ensino de literatura é o texto literário como o centro das práticas de leitura na escola, sem o abandono do prazer e com o compromisso de conhecimento que todo saber exige. Levando em consideração a formação do leitor, vencer a noção conteudista do ensino é compreender que mais que um conhecimento literário, trabalhar a literatura é partilhar experiências falar de autorreconhecimento é, como diria Cosson (2009), incorporar o outro em mim sem a renúncia da minha própria identidade, e nos deixar sermos constituídos por meio da palavra.