Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ribeiro, Isabelle Barbosa"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Traços da oralidade em textos escritos dos alunos do 8º ano
    (2021) Ribeiro, Isabelle Barbosa; Oliveira, Cristiano Lessa de; Oliveira, Cristiano Lessa de; Amorim , Fátima; Dias, Marcos Antônio de Araújo
    Este trabalho se propõe à análise das marcas de oralidade encontradas em textos escritos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, das Escolas Estaduais Professor João Valeriano de Oliveira e Dr. Alcides Andrade, no Município de Penedo/AL, durante o período pandêmico, materializados em produções narrativas. A oralidade e a escrita possibilitam ao homem interagir nas mais variadas situações, por isso são modalidades relevantes para que os sujeitos possam comunicar-se. Parte-se da afirmativa de que é a práxis que embasa a língua e não o contrário, tese defendida por Marcuschi (2010), ao afirmar que falar ou escrever bem não é ser capaz de adequar-se às regras da língua, mas é usar adequadamente a língua para produzir um efeito de sentido pretendido numa dada situação. Neste sentido, foi feita, em um primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica embasada em alguns autores como Silva (2012), Bagno (2002) e, principalmente, Marcuschi (2010). Em seguida, foi feita uma pesquisa qualitativa, fundamentada em uma sequência didática com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e, por fim, a análise dos dados obtidos durante a coleta, cuja conclusão é de que os discentes apresentam diversas marcas da oralidade em suas produções escritas.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS