Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Passos, Jaqueline da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O livro didático EJA modular: vem que dá tempo: (re)pensando as concepções de letramento, sujeito e ensino
    (2025-05-07) Passos, Jaqueline da Silva ; Wellington Barbosa; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592; Cavalcante, Sandra Araújo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Reis, Divanir Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/9955165966530603
    Considerando a importância de compreender como o letramento é tratado nos materiais didáticos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), objetiva-se neste trabalho analisar a concepção de letramento presente no livro didático de língua portuguesa EJA Modular: Vem que dá tempo, utilizado no ensino médio da rede pública de Alagoas. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa qualitativa de caráter documental, com foco na análise dos conteúdos presentes nos roteiros temáticos do material, buscando identificar os conceitos de linguagem, ensino e sujeito adotados. Desse modo, observa-se que o livro adota práticas pedagógicas que dialogam com a realidade dos estudantes, utilizando gêneros discursivos diversos e multimodalidade, o que contribui para um ensino mais contextualizado. No entanto, também se identificam fragilidades, como a ausência de aprofundamento em propostas práticas em alguns roteiros, o que pode limitar a efetivação do letramento ideológico. O que permite concluir que, embora o material represente avanços no ensino da língua materna para jovens e adultos, é necessário ampliar as estratégias que considerem a diversidade cultural, as desigualdades sociais e os saberes prévios dos estudantes, promovendo, assim, um letramento mais crítico, significativo e emancipador.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS