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Navegando por Autor "Oliveira, Matheus Filipe da Silva"

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    Análise da experimentação química nos livros didáticos do Ensino Médio : adequação segundo os critérios do PNLD e a realidade das Escolas Públicas Estaduais de Maceió
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-21) Souza, Davdson Luiz de; Ferreira Junior, Jésu Costa; Ferreira, Joacy Vicente; Azevedo, Edmar Marinho; http://lattes.cnpq.br/2213926589443334
    O presente trabalho analisou as propostas experimentais das edições do livro “Ser Protagonista – Química” referentes aos anos de 2015 e 2018 do PNLD, distribuídos para o Ensino Médio nas escolas públicas. Para análise dos experimentos foi utilizada a pesquisa qualitativa com base nos guias do livro didático de 2015 e 2018, bem como artigos da literatura. Com isso, passou-se a avaliar as adequações e inadequações dos experimentos encontrados nos livros, julgando o caráter mecânicos ou investigativos, seu nível de periculosidade e materiais necessários para aplicação da atividade experimental. Através da análise dos resultados verificou-se que algumas atividades experimentais presente nos livros didáticos não atendem as orientações dos documentos oficiais para a educação. Além disso, percebeu-se que algumas atividades experimentais não se relacionavam ao conteúdo estudado. Não sendo consideradas satisfatórias no que tange a promoção da aprendizagem nas obras analisadas. Com isso, buscou-se sugerir correções as inadequações através de substituições de reagentes e em casos mais inadequados a substituição do experimento como um todo.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

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