Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Hellen Carolyne Barbosa de"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A educação escolar e a formação de dirigentes: espaços de formação política das lideranças estudantis do Instituto Federal de Alagoas
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-09-01) Oliveira, Hellen Carolyne Barbosa de; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Hollerbach, Dra. Joana D’Arc Germano; http://lattes.cnpq.br/5888935341011338
    O processo de formação política no contexto escolar é cerceado por disputas ideológicas e concepções antagônicas. Partindo-se da compreensão de que a dimensão ético-político é parte indissociável de uma formação humana emancipadora, que garante ao estudante sua inserção na vida social, através do acesso pleno aos bens culturais produzidos ao longo da história da humanidade, esta pesquisa aborda a formação de lideranças estudantis e a organização de espaços de formação política na Educação Profissional e Tecnológica, tendo como recorte o Instituto Federal de Alagoas. Possui como objetivo analisar o processo de organização de um espaço pedagógico no Ensino Médio Integrado destinado à formação política através da realização de eventos estudantis. Adota-se como pressuposto metodológico da pesquisa a abordagem qualiquantitativa, do tipo pesquisa participante, exploratória e de natureza aplicada desenvolvida em quatro etapas. Na primeira etapa ocorreu uma revisão bibliográfica sobre temas que perpassavam a construção da pesquisa, como, a formação política no espaço escolar e o desenvolvimento de lideranças estudantis. A segunda etapa, correspondeu a realização do diagnóstico, que ocorreu através da observação ativa do campus em estudo e aplicação de questionário junto aos participantes da pesquisa, estudantes que participam de espaços de representação dos discentes. Na terceira etapa, foi elaborado um protótipo do produto educacional, que consiste em um guia instrucional para os estudantes sobre organização de eventos. A última etapa correspondeu à aplicação e avaliação do produto educacional desenvolvido. Para analisar os dados obtidos a partir da aplicação e avaliação do produto educacional foi utilizada a análise de conteúdo e a estatística descritiva. Obteve-se como resultado a concepção de um guia didático/instrucional sobre organização de eventos para estudantes, como proposta de estruturação de um espaço formal no Ensino Médio Integrado que contribua para o trabalho da formação política e desenvolvimento de lideranças estudantis. Foi evidenciado pela pesquisa a inexistência de material sobre organização de eventos adaptado para os discentes, apesar de ser uma atividade recorrente nos tempos e espaços escolares da Educação Profissional e Tecnológica, que conta com a participação ativa e de direção das lideranças estudantis. Observou-se que a ausência de conhecimento sistematizado para os estudantes sobre a atividade eventos, limitava a experimentação desses espaços através de uma aprendizagem intuitiva ou advinda de vivências anteriores de outros organizadores. De modo geral, a partir da avaliação dos participantes sobre o material criado, ocorreu a prevalência do alto registro de aceitação em relação a sua contribuição para a finalidade proposta.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Guia para organização de eventos escolares-EPT
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-08-27) Oliveira, Hellen Carolyne Barbosa de; Gomes, Jarbas Mauricio
    O "Guia rápido para a organização de eventos escolares" foi desenvolvido/elaborado a partir da pesquisa intitulada “A educação escolar e a formação de dirigentes: espaços de formação política das lideranças estudantis do Instituto Federal de Alagoas”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Alagoas, Campus Avançado Benedito Bentes (ProfEPT/Ifal-CABB), inscrita na Linha de Pesquisa 2, “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”. Fundamentado nas concepções de trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico, o Guia é um material cujo objetivo é apoiar as lideranças estudantis, e a comunidade escolar como um todo, no processo de organização de eventos de natureza técnica, científica, artística, cultural, esportiva e política. Direcionado para a comunidade estudantil, o Guia parte da compreensão de que os estudantes devem atuar na organização de espaços pedagógicos que permitam a expressão e o atendimento de pautas identificadas e demandadas pelo próprio corpo estudantil. Tal premissa parte da concepção de que o universo da Educação Profissional e Tecnológica é mediado por uma concepção de educação emancipatória que visa a formação integral do ser humano e o desenvolvimento da omnilateralidade. Partindo deste ponto, fundamentos em Gramsci, que propôs a formação de um novo tipo de intelectual, que especialista em sua área de atuação também é capaz de atuar como dirigente político, ou seja, de organizar espaços pedagógicos e de atuar como gestor tanto de sua própria atividade como de atividades coletivas capitaneadas por diferentes setores ou grupos sociais, até mesmo no campo da organização social e política. O guia está organizado em 5 seções que tratam da definição dos diferentes tipos de eventos escolares e acadêmicos, das etapas de planejamento e organização de um evento, das etapas da fase de execução e por fim da finalização e avaliação dos eventos realizados.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS