Navegando por Autor "Menezes, Melissa Rossana de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Formação de professores para promoção da inclusão escolar de alunos surdos no contexto da educação profissional e tecnológica de nível médio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-22) Menezes, Melissa Rossana de Oliveira; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Dizeu, Liliane Correia Toscano de Brito; http://lattes.cnpq.br/0115861724370241A obrigatoriedade da reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) nas Instituições Federais de Ensino brasileiras tem se constituído como um desafio para a realização de um processo de inclusão escolar efetivo. Em razão disso, este trabalho se originou a partir de uma inquietação sobre o processo de inclusão escolar de alunos surdos no contexto da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas, o que levou ao desenvolvimento de uma pesquisa de cunho diagnóstico voltada a necessidade elaboração de um Produto Educacional destinado à formação dos professores que atuam nesses contextos da EPT. O percurso metodológico utilizado para a elaboração da pesquisa diagnóstica se apoiou na abordagem qualitativa, cujo método é o da pesquisa-ação, por meio de um questionário aplicado aos professores de um Curso de Nível Médio Integrado de um dos Campi do Instituto. Os dados coletados apresentaram as seguintes lacunas no processo de inclusão desse curso: i) falta de acolhimento no ingresso do aluno surdo, haja vista a carência de planejamento pedagógico adaptado à Cultura Surda, ii) necessidade de contratação de mais tradutores e intérpretes de Libras para acompanhamento e suporte nas atividades curriculares e, iii) a ausência de uma formação continuada sobre a inclusão escolar para os professores. Esses dados, analisados em diálogo com os autores utilizados na fundamentação teórica, serviram de base para a elaboração do Produto Educacional voltado a esses professores, no intuito de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Os resultados obtidos da pesquisa empreendida destacaram a importância da realização de iniciativas a exemplo da formação de professores voltada à inclusão escolar, como também a relevância do conhecimento da Cultura Surda para o ensino de alunos surdos, e, por fim, a necessidade de formação continuada para os professores, de forma que a prática docente se revista, de fato, dos princípios que integram a Educação Inclusiva.