Navegando por Autor "Melo Junior, Byron Loureiro Lanverly de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino de segurança da informação por meio de aplicação virtual disponibilizada em contêiner utilizando abordagem de apredizagem baseada em problemas(2024) Melo Junior, Byron Loureiro Lanverly de; Moraes, Eduardo Cardoso de; Moraes, Eduardo Cardoso; Pontes, Edel Alexandre; Baía, Davy de MedeirosO aumento da conscientização sobre o potencial produtivo das habilidades sociais e ampliação das competências, gerou uma discussão sobre seu desenvolvimento sistemático e proposital. No entanto, os sistemas educacionais prestam apenas atenção limitada a este tópico. Esta pesquisa propõe dirimir uma lacuna entre o desenvolvimento de competências utilizando as experiências dos discentes do curso técnico integrado ao ensino médio em desenvolvimento de sistemas do Instituto Federal de Alagoas inserindo em sua práxis a importância do desenvolvimento dessas competências através do uso de metodologias ativas na área de Tecnologia da Informação (TI). Pois vimos durante a pesquisa, que em metodologias tradicionais, o ensino prático é pouco trabalhado, dificultando a fixação do conhecimento. Para tanto, essa investigação teve por objetivo propor como subsídio, um Produto Educacional (PE) em formato de Sequência Didática (SD) para apoiar a prática pedagógica adotando a metodologia ativa de ensino. Essa SD que em sua totalidade pode ser considerada um produto educacional, contendo propostas pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades técnicas, por meio do uso de softwares de livre. No processo de elaboração da sequência, utilizamos questionários, validados e testados em piloto para se adequar às necessidades da pesquisa. Além do produto supracitado, foi criada uma aplicação para testes, que será distribuída dentro de um container usando a tecnologia Docker, que é uma plataforma open source com objetivo de facilitar a criação e administração de ambientes isolados, possibilitando o empacotamento de uma aplicação ou ambiente dentro de um container, tornando este produto portátil para qualquer outro host (computador) que contenha o Docker instalado. Esse artefato auxilia a Aprendizagem Baseada em Problemas, uma vez que o aluno poderá executar na prática, as teorias abordadas, e assim desenvolver suas habilidades. Junto ao material, é disponibilizada uma cartilha acerca do Docker, com instruções para sua correta instalação e forma básica de uso. Os resultados do PE demonstraram que o material assumiu um caráter positivo em sua organização, em seu conteúdo e em sua estrutura. Além disso, os resultados apresentaram a existência de diferença significativa na percepção dos alunos em termos da importância do uso de metodologias ativas para maximizar a competência.