Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Melo, Lucas de Almeida"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Teorema de Tales: uma proposta didática envolvendo a história da matemática
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-07) Melo, Lucas de Almeida; Santos, Vivia Dayana Gomes dos; Siqueira, Anderson Rangel Batista; Silva, Tiago Marinho da
    Este trabalho teve o objetivo de explorar o cenário contemporâneo do ensino de matemática no Brasil, concomitantemente à perspectiva dos documentos que norteiam a educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática, a respeito da história da matemática enquanto dimensão de conhecimento. Logo após, estudamos clássicos da psicologia e pedagogia educacional visando desenvolver uma sequência didática relacionada ao Teorema de Tales que contemplasse a história da matemática como um recurso pedagógico que pode atribuir significado ao aprendizado. Os resultados da pesquisa apontaram que o Brasil está entre os países com pior índice médio de proficiência em matemática, e que parte considerável dos estudantes concluem a educação básica desconhecem conceitos elementares da matemática. Ainda evidenciamos o significado e a motivação relacionados aos conteúdos trabalhados em aula são de fundamental importância para a qualidade e eficiência do ensino-aprendizagem, observada a importância da contextualização histórico-cultural do desenvolvimento da matemática enquanto ferramenta humana.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS