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Navegando por Autor "Lira, Valdilene da Silva"

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    Movimentos retórico-argumentativos no gênero redação do ENEM de estudantes de um curso médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-30) Lira, Valdilene da Silva; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Santos, Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Macêdo, Joana D’Arc Ferreira de
    Este estudo se destina a explanar as concepções linguísticas, numa perspectiva retórico- argumentativa, que cumprem os requisitos da textualidade num gênero requerido na última etapa do Ensino Médio, inclusive, na modalidade Educação Profissional e Tecnológica. O trabalho em tela conta com conceitos da Linguística Textual, que colaboram para o desenvolvimento do ensino da Língua Portuguesa, por meio da análise de textos autênticos, produzidos por estudantes, nessa etapa de ensino. Além disso, filia-se a uma perspectiva sociointeracionista de língua(gem). Os gêneros elaborados são analisados à luz da prototipicidade do gênero textual-discursivo Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de uma prática de sala de aula, produzido por estudantes matriculados/as em um curso de nível médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Com vistas a relacionar os parâmetros textuais e as competências do gênero, dispostos nos ditames oficiais do Ministério da Educação (MEC), com o intuito de fomentar o processo de reescrita textual, a considerar os apontamentos realizados pelo docente colaborador no processo investigativo, bem como a partir dos apontamentos realizados pela pesquisadora, no sentido de cotejar os olhares de ambos para a entrega aos/às estudantes a fim de promover as suas reescritas. Por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo documental, a partir de uma ação-investigação, que teve como seu principal objetivo analisar os movimentos retórico-argumentativos no gênero redação do Enem, elaborado pelos/as estudantes inseridos/as no contexto mencionado. Os resultados apontam que, a partir de um processo de reescrita, mediado pelos apontamentos do docente e da pesquisadora, há uma tendência, em grande monta, de melhoria no processo de escrita. Tal assertiva se dá em razão dos movimentos retórico-argumentativos analisados a partir das categorias ligadas, em especial, à textualidade de gêneros escritos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

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