Navegando por Autor "Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima"
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Item Estratégias pedagógicas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio(2022) Moraes, Sérgio Oliveira de; Gomes, Maria Amábia Viana; Gomes, Maria Amábia Viana; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Gama, José Aparecido da SilvaAlunos egressos do nível fundamental no ensino médio, enfrentam dificuldades no aprendizado de Componentes Curriculares de nível técnico, onde exige-se conhecimentos mais aprofundados sobre os temas envolvidos, revelando uma situação que não se pode relegar, tampouco eximi-la de sua importância. O objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades do ensino integrado a educação profissional e tecnológica, proporcionando mais qualidade e propriedade às diretrizes já estabelecidas do sistema educacional brasileiro. A abordagem qualitativa foi escolhida para realização do trabalho, de forma que a utilização em conjunto desses tipos de abordagens permite recolher mais informações e determinar um melhor resultado. Foi aplicado um questionário online com perguntas objetivas e subjetivas, de forma voluntária, através da plataforma Google Forms, para alunos de ensino médio, na faixa etária dos 14 a 17 anos de idade, todos cursando o ensino médio, do qual 58 alunos participaram. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os alunos têm dificuldades nas abordagens dos conteúdos técnicos e no aprendizado em conjunto com os componentes de conhecimento geral, e que o professor não é a principal referência quando eles estão diante dessa situação. Contudo, os resultados também demonstraram que 72,4 % consideraram que tiveram um bom ensino fundamental e 78,9% acham que os professores utilizam satisfatoriamente recursos para lecionar e as estratégias pedagógicas propostas estão sendo implementadas e reformulados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s), trazendo um ensino mais concomitante com uma prática mais integradora.Item Estudo sobre as boas práticas de laboratório nas aulas do IFAL Campus Penedo(2021) Silva, Carlos Miranda da; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Barbosa , Amaury Franklin BenvindoSabe-se que um laboratório numa instituição de ensino, tem a função de promover a prática do conteúdo abordado em sala de aula como fonte essencial do desenvolvimento pedagógico do educando. Para tanto, existem procedimentos, normas, condutas que necessitam ser executadas na rotina destes laboratórios, a fim de tornar este espaço um ambiente seguro. O objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico relacionado às boas práticas de laboratório nas aulas práticas do Campus Ifal Penedo, a partir das demandas apontadas pelos usuários destes laboratórios. Nesse contexto, o laboratório escolhido foi o de Química Analítica Instrumental do IFAL Campus Penedo. A pesquisa se iniciou com o levantamento dos reagentes, equipamentos e vidrarias existentes no referido laboratório. Em seguida, foi aplicado um questionário direcionado aos técnicos e docentes envolvidos com atividades das aulas práticas nos laboratórios do Campus Ifal Penedo, no intuito de levantar quais seus anseios, dúvidas, e sugestões acerca das boas práticas de laboratórios. A partir disto realizou-se um diagnóstico referente às boas práticas de laboratório, no intuito de que seus usuários possam seguir aos padrões determinados pela legislação vigente, e por conseguinte auxiliar na manutenção da qualidade do ensino ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas. O resultado apontou para a necessidade da criação de uma cartilha que aborde as boas práticas de laboratório, para ser implantada e executada dentro de um laboratório de ensino, de modo que as aulas práticas que forem realizadas neste ambiente não coloquem em risco a integridade física de seus participantes.Item Organização das informações dos assuntos acadêmicos: manual de orientação para os discentes da educação profissional e tecnológica(2024) Almeida, Roseany Maria Araujo de; Lima Filho, Adalberon Moreira de; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; Barros, Albani deO período de transição do ensino fundamental para o médio é desafiador, marcado por mudanças biológicas, emocionais e sociais, exigindo mais autonomia e responsabilidade dos alunos. Ao ingressarem na Educação Profissional e Tecnológica, os jovens são conduzidos a compreender sua formação de maneira integral, dentro de uma abordagem que os prepara não somente para o mercado de trabalho, mas sobretudo para atuarem de maneira ativa na sociedade. A pesquisa aborda a elaboração de um Produto Educacional e foi orientada pela seguinte questão problema: A criação de um Manual Didático sobre a organização das informações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Maceió, favorecerá a compreensão dos processos educativos e organizacionais pelos estudantes matriculados no ensino técnico de nível médio integrado à educação básica? Dessa forma, objetivou-se investigar as contribuições de um manual didático sobre as informações institucionais e acadêmicas do IFAL. A metodologia da pesquisa é qualitativa, do tipo pesquisa-ação, desenvolvida conforme o seguinte itinerário: 1ª) diagnóstico; 2ª) desenvolvimento de instrumentos e estratégias de coleta de dados; 3ª) registro do Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil e no Comitê de Ética em Pesquisa; 4ª) comunicação estratégica com a direção e setores envolvidos na pesquisa do IFAL Campus Maceió; 5ª) coleta de dados; 6ª) análise e tratamento dos dados coletados; 7ª) elaboração do produto educacional; e, por fim, a última, 8ª) avaliação e validação do manual didático. Os participantes desta pesquisa são compostos por dois grupos distintos. O primeiro grupo é formado por discentes que estão devidamente matriculados no ensino técnico de nível médio, integrado à educação básica do IFAL - Campus Maceió, o segundo grupo é composto por gestores que atuam nos setores de pedagogia, psicologia, assistência estudantil e no núcleo de apoio às pessoas com necessidades específicas. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário diagnóstico e um formulário de avaliação do Produto Educacional (PE) destinado aos discentes, além de uma entrevista semiestruturada para os gestores. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. As análises foram organizadas por dimensões de análise da seguinte forma: entrevista semiestruturada - 1) Funcionamento dos setores; 2) Serviços ofertados; 3) Contribuições; 4) Operacionalização; 5) Divulgação. Questionário diagnóstico: 1) Perfil dos estudantes; 2) Percepção da organização dos setores acadêmicos; 3) Compreensão dos serviços; 4) Acesso às informações. O questionário diagnóstico e a entrevista semiestruturada apresentaram resultados positivos em relação à pergunta norteadora da pesquisa, na medida em que serviram para orientar a construção do Produto Educacional. Os resultados provenientes do formulário de avaliação, preenchido pelos estudantes, e do feedback recebido do gestor do setor de psicologia em relação ao Produto Educacional, revelaram que o manual proporciona uma visão abrangente dos procedimentos, elucidando dúvidas e fornecendo orientações relevantes para guiar os estudantes em sua trajetória no IFAL. Destacase, ainda, a clareza da linguagem empregada e a organização do material, tornando a compreensão mais acessível para os alunos, especialmente para aqueles que estão iniciando sua jornada acadêmica.