Navegando por Autor "Cunha, Julio Cesar Almeida da,"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Redescobrindo na leitura um espaço significativo de aprendizagem para a formação do aluno no ensino fundamental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-11) Cunha, Julio Cesar Almeida da,; Guimarães, Joaquim Francisco Soares,; http://lattes.cnpq.br/7943839537338202; Pereira Junior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/2743116222565035; Silva, Waldinei Santos; http://lattes.cnpq.br/5753237099475260O presente trabalho monográfico tem como tema “Redescobrindo na leitura um espaço significativo de aprendizagem para formação do aluno no Ensino Fundamental”. Assim, o estudo traçou como objetivo geral: investigar a prática da leitura dos alunos no Ensino Fundamental, como um espaço significativo de aprendizagem para a sua formação. Já como objetivos específicos buscou analisar as possíveis dificuldades dos alunos no processo da prática de leitura; identificar quais tipos de estratégias para leitura são mais eficientes para a formação do aluno e perbecer a leitura como um instrumento de transformacão social e intelectual para o aluno. Assim, traçamos como problemática da pesquisa o seguinte questionamento: muitos alunos demonstram falta de interesse pela prática da leitura, portanto, é preciso trabalhar estratégias eficientes e significativas no contexto escolar, para que os alunos despertem o desejo e interesse pela leitura, tendo em vista que a prática da leitura possibilita aos alunos melhores oportunidades na vida social. P ergunta-se: como a leitura pode proporcionar uma aprendizagem satisfatória no processo formativo do aluno? Logo, em busca de uma resposta ancoramos nossa pesquisa nas teorias dos seguintes autores: Amarilha (2010), Antunes (2007), Cagliari (1989), Demo (2007), Freire (1989, 2000, 2003), Kleiman (2002), Solé (1998), entre outros. A pesquisa adotada é de caráter qualitativo, que tem como viés metodológico a pesquisa bibliográfica para revisão de literatura, sendo que a temática analisada e aprofundada, nesta pesquisa, teve como ponto de partida: artigos científicos, livros e dissertações, que corroboraram para o tema proposto. Desta forma, a investigação bibliográfica sobre a temática referida possibilitou um conhecimento mais aprofundado e amplo sobre o assunto em debate, ora pesquisado, pois nos orientou a redescobrir na leitura um espaço significativo de aprendizagem para a formação do aluno no ensino fundamental.