Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Burmann, Nilce Cruz"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Relações métricas no triângulo retângulo: abordagem histórica e uma proposta de ensino utilizando-se material didático manipulável
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-10) Silva, Josivan Amorim da; Santos, Carlos Alberto Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0652008937509693; Santos, Vívia Dayana Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/2740547167333947; Santos, Carlos Alberto Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0652008937509693; Silva, Rosivaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/8652133702306422
    O estudo que se procede tem por objetivo apresentar uma breve abordagem histórica sobre o teorema de Pitágoras e suas relações métricas o que dele decorrem e apresentar uma proposta didática usando material didático manipulável, antes disso faremos uma reflexão do ensino de matemática na intenção de facilitar a compreensão de conceitos relacionados com relações métricas, através da interação da construção geométrica com o desenvolvimento algébrico. Sabe-se das dificuldades relacionadas à resolução de problemas matemáticos na educação básica. Acredita-se que a incompreensão de conceitos básicos é definidora, quando se trata da questão da aprendizagem. Nessa linha de raciocínio, será utilizada a interação entre desenvolvimento algébrico e construção geométrica, buscando a compreensão de teoremas específicos relacionados a relações métricas do triângulo retângulo e suas aplicações no cotidiano. Em nossa discussão, enfatizaremos as relações métricas e a relação existente entre quadrado do cateto e produto da hipotenusa pela projeção do referido cateto, buscando sempre evidenciar o conceito de área, pela importância deste na resolução de problemas práticos do cotidiano. Almejamos que essa abordagem possa facilitar tanto aos alunos quanto aos professores, o entendimento dos conceitos geométricos que determinam essas relações e não se apoiarem apenas nas “fórmulas” prontas. Espera-se que nossa discussão possa provocar reflexões em relação à prática docente de futuros professores de matemática. E que também contribuirá para formação diferenciada de licenciandos em Matemática, colaborando com maior aproximação com a realidade acadêmica dos alunos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS