Navegando por Autor "Bastos, Sandy Duarte"
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Item Percepções sobre a importância da educação ambiental no espaço escolar para a preservação do meio ambiente(2022-02-24) Bastos, Sandy Duarte; Bianchetti, Thiago Angelin Lemos; http://lattes.cnpq.br/0569269372564048; Almeida, Felipe Santos; http://lattes.cnpq.br/1018903859788364; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843A educação ambiental (EA), quando envolvida por aspectos críticos, é fundamental para uma conscientização individual e coletiva em relação ao mundo. Para que haja uma mudança comportamental e estrutural é necessário um processo contínuo de transformação e conscientização. Neste sentido, objetivou-se identificar o grau de consciência e envolvimento dos professores de uma escola de Educação Básica da rede estadual de Alagoas quanto à temática de Educação Ambiental, e discorrer mediante revisão da literatura a importância da mesma como agente formador de processos identitários do sujeito. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico e aplicação de questionário online com os professores da referida escola. Neste artigo avaliou-se que os professores compreendem a importância da discussão em educação ambiental, tanto no ambiente escolar como nos demais espaços de formação e convivência humana. Além disso, pode-se constatar através da pesquisa que 66,7% dos professores têm muito interesse em aprofundar seus conhecimentos na temática, ainda que 22% deles considere o tema desinteressante e limitado. O desinteresse demonstrado vem corroborar com os dados que mostram que 45% dos professores não se sentem conscientes e preparados o suficiente para abordar o tema em sala de aula. Como resultado deste trabalho, espera-se conferir suporte para pesquisadores das temáticas das ciências humanas e do meio ambiente uma reflexão da importância da EA como agente formadora de identidade socioambiental de todos os sujeitos envolvidos e da necessidade de condutas educativas eficientes na promoção da formação continuada dos docentes. Com base nos resultados, pode-se inferir que os discentes por meio de seus professores têm a oportunidade de conhecer e amadurecer informações relativas às questões ambientais e compreender seu papel enquanto agente mediador de conflitos oriundos do campo ecológico e social, visto que a educação ambiental pode ser uma ferramenta que contribuirá significativamente neste processo de construção de uma consciência social crítica.