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Navegando por Autor "Amorim, Paloma Sena"

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    Alimentação escolar sustentável: receitas com PANC
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-01-28) Amorim, Paloma Sena; Calheiros, Altanys SIlva
    As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são ricas em nutrientes, sabor e sustentabilidade, muitas vezes esquecidas ou subutilizadas. Essas plantas oferecem uma alternativa saudável e acessível para enriquecer a alimentação escolar, ao mesmo tempo em que promovem a agricultura sustentável e a valorização da biodiversidade local. Com esse pensamento, apresento o produto “Alimentação Escolar Sustentável: Receitas com PANC”, um livro que busca explorar o potencial dessas plantas no cardápio escolar, originado da dissertação de mestrado da discente Paloma Sena Amorim, sob orientação do professor Dr. Altanys Silva Calheiros, defendida em 28 de janeiro de 2025, no Programa de Pós-Graduação Tecnologias Ambientais, modalidade Mestrado Profissional, do Instituto Federal de Alagoas, campus Marechal Deodoro, vinculado à área de concentração em Tecnologias Ambientais, e linha de atuação em Manejo e Monitoramento Ambiental. A proposta é proporcionar receitas criativas e nutritivas, acessíveis e que incentivem a educação alimentar desde cedo, valorizando o que é natural, saudável e sustentável. Este livro foi pensado para que educadores, nutricionistas, merendeiras e todos os envolvidos na alimentação escolar possam incorporar as PANC na merenda de forma simples e prática, promovendo uma alimentação mais equilibrada e respeitosa com o meio ambiente. Convido você, leitor, a descobrir o sabor e os benefícios das PANC, e a transformar a merenda escolar em um espaço de aprendizado e nutrição para nossas crianças. As receitas foram cuidadosamente criadas pela nutricionista e gastróloga Paloma, unindo sabor, criatividade e saúde para encantar e nutrir os pequenos.
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    Análise da inserção das plantas alimentícias não convencionais (PANC) na merenda escolar do município de Marechal Deodoro, Alagoas
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-01-28) Amorim, Paloma Sena; Melo, Ingrid Sofia Vieira de; http://lattes.cnpq.br/4727408608738222; Calheiros, Altanys Silva; https://orcid.org/0000-0001-5985-6602; http://lattes.cnpq.br/9353777923030637; Melo, Joabe Gomes de; http://lattes.cnpq.br/5180399418500159; Silva, Jose Pedro da; http://lattes.cnpq.br/1491552623899332
    As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são plantas comestíveis que não fazem parte da alimentação cotidiana de grande parte da população, mas que apresentam alto potencial nutricional e são parte das tradições culturais de diversos povos. Este estudo analisou a viabilidade de sua inserção na merenda escolar de Marechal Deodoro (AL) e desenvolveu um material didático para divulgar os resultados. A pesquisa adotou uma abordagem descritiva, combinando métodos quantitativos e qualitativos, incluindo pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso. Os dados foram analisados com auxílio de planilhas eletrônicas e pela pesquisa-ação, permitindo a integração entre análise e aplicação prática. Os resultados mostraram que 65% dos participantes desconheciam o termo "PANC", mas 54% já consumiam partes dessas plantas, demonstrando conhecimento prático sem familiaridade com a nomenclatura. Todos manifestaram interesse no cultivo, e 100% demonstraram disposição para expandir a produção. Além disso, 83% relataram ter aprendido sobre PANC por meio da sabedoria popular, evidenciando a relevância do conhecimento tradicional. Com base nesses achados, foi elaborado um material educativo com receitas para incentivar a introdução das PANC na merenda escolar, promovendo conscientização nutricional e fortalecimento da alimentação local.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

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