Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Albuquerque , Cirilo Monteiro de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os impactos dos multiletramentos no processo de interpretação de textos e desenvolvimento da leitura na sala de aula do Ensino Fundamental
    (2023) Albuquerque , Cirilo Monteiro de; Oliveira, Cristiano Lessa de; Oliveira, Cristiano Lessa de; Lins, Neilton Farias; Dias, Marcos Antônio de Araújo
    Esta pesquisa aborda o uso dos multiletramentos no processo de formação leitora no ensino fundamental, objetivando investigar os principais impactos dos multiletramentos no processo de interpretação de textos e desenvolvimento da leitura. Assim, foi realizado um estudo de caso em uma turma do 6° ano da Escola Municipal Padre Luiz Barbosa Leite (nível Fundamental II, Piaçabuçu – Alagoas), tendo a participação da professora de Língua Portuguesa e 20 alunos da turma em questão. Os dados foram coletados através de entrevista, questionário online, e observação de aulas e material didático. Ao final da investigação ficou perceptível a relevância do trabalho com textos multimodais no ambiente escolar, visto que a multimodalidade ocupa um espaço relevante na vida dos educandos, sendo assim, ao inseri-la, possibilita o contato do aluno com uma diversidade de linguagens que fazem parte de suas vivências, despertando o interesse nas práticas de leitura. Os elementos multimodais também demonstraram ser úteis para a construção dos sentidos iniciais sobre a obra, contribuindo com a compreensão textual. Apesar disso, constatou-se que a docente não introduz habitualmente os textos multimodais na sala de aula, dedicando poucos momentos destinados ao trabalho com a leitura. Destaca-se que é necessário que o professor seja capacitado para que consiga trabalhar os multiletramentos de maneira significativa para os estudantes, levando em conta o perfil da turma.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS