TCC Educação Ambiental e Cultural
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Navegando TCC Educação Ambiental e Cultural por Autor "Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira"
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Item A contribuição da etnobiologia para o ensino de ciências: uma revisão sistemática de literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-22) Oliveira, Mariana Tagino de; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Santos, Eduardo da Silva; Rocha, Douglas Ferreira daEtnobiologia é o estudo dos conhecimentos e conceitos desenvolvidos por qualquer cultura sobre a biologia, contribuindo com a interação das pessoas e dos grupos humanos com o ambiente. Além disso, compreende a forma do desenvolvimento das mais variadas culturas existentes, como a comunidades tradicionais, ou seja, populações rurais, ribeirinhas, quilombolas e indígenas, percebendo e concebendo os sistemas naturais nos quais estão inclusos. A sua contribuição para o ensino de ciências encontra-se na formação do professor, que seja sensível à diversidade cultural para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária. Tal relevância nos despertou o questionamento: Qual a contribuição das publicações científicas sobre a Etnobiologia, realizadas na região nordeste do Brasil, para o ensino-aprendizagem de Ciências? O estudo objetivou realizar uma análise qualitativa dos trabalhos produzidos entre os anos 2018 e 2023 no nordeste brasileiro, com foco na investigação sobre a influência da Etnobiologia no ensino-aprendizagem de Ciências. Esse estudo se propôs a realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que são evidências relevantes para uma estratégia de intervenção específica, aplicando métodos de busca explícitos e sistemáticos, avaliação crítica e síntese das informações selecionadas. Foram encontrados 35 estudos, onde 12 foram incluídos e 23 excluídos, e a discussão dos resultados foi realizada por meio dos trabalhos produzidos entre os anos 2018 e 2023 no nordeste brasileiro. Os descritores utilizados para a pesquisa foram: ensino de ciências; etnobiologia e ensino de ciências; meio ambiente e etnobiologia, sendo o critério de exclusão pesquisas não escritas no idioma oficial do Brasil (Português) e não disponibilizadas nas plataformas escolhidas. Dessa forma, também mostraram as políticas direcionadas aos docentes sobre a cultura das comunidades tradicionais, como as dos quilombolas e dos indígenas, que estavam presentes no ensino ministrado, não apenas na disciplina de ciências, mas em todo currículo escolar, onde os professores inovam sobre suas práticas pedagógicas, detectando que é possível afirmar que a Etnobiologia contribui para o processo de formação continuada. Sendo necessário refletir sobre a relação do professor com o conhecimento científico e o seu papel mediador nesse ensino, especialmente na sua formação continuada, pois grande parte das ideias do professor são frutos da sua formação.Item Educação ambiental no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: uma proposta para a melhoria do destino correto dos resíduos sólidos(2023) Santos, Josiene Pereira dos; Santos, Eduardo da Silva; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Santos, Eduardo da Silva; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Cruz, Rennisy RodriguesA crescente preocupação com os impactos ambientais negativos causados pela geração de resíduos tem impulsionado a busca por soluções sustentáveis para seu tratamento. A reciclagem surge como uma possibilidade para converter resíduos em recursos, reduzindo a quantidade destinada a aterros e minimizando consequências socioambientais. O objetivo deste trabalho é promover a sensibilização socioambiental no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV – Grupo Recriar em relação a coleta seletiva de resíduos sólidos. O presente trabalho está baseado no método da Complexidade sistêmica de Edgar Morin focado na superação da divisão e, consequentemente, seu impacto na Educação Ambiental, na busca constante por desenvolver indivíduos críticos e informados, e para ultrapassar a separação entre sociedade e natureza. Este projeto foi segmentado em duas etapas. Na primeira fase, foi realizada uma oficina para a confecção de coletores seletivos. Durante esse processo, foi aplicado um questionário avaliativo para aprimorar a eficácia do produto. Na segunda fase, elaborou-se um folheto informativo, visando disseminar informações relevantes sobre a iniciativa. Acredita-se que ao disponibilizar esses recursos e promover práticas sustentáveis de separação e descarte adequado dos resíduos, disseminando a importância da educação ambiental, poderá contribuir para a redução do impacto ambiental e a conservação dos recursos naturais, envolvendo os participantes nesse processo.