TCC Educação Ambiental e Cultural
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Educação Ambiental e Cultural por Autor "Costa, Rafaela Ferreira da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Metodologias ativas aplicadas às aulas de ciências da natureza para conscientização sobre a importância de preservação dos recursos hídricos(2023) Costa, Rafaela Ferreira da Silva; Silva, Selma Thais Bruno da; Silva, Selma Thaís Bruno da; Pinheiro, Pablo; Silva, Thais Tainan Santos daAs Metodologias Ativas de Aprendizagem são formas inovadoras de educar, fundamental para um trabalho interdisciplinar, principalmente voltado para a educação ambiental no ambiente escolar. A educação ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização e capacitação da população sobre os problemas ambientais. Este trabalhou buscou utilizar metodologias ativas nas aulas de ciências da natureza de forma interdisciplinar, sobre conscientização ambiental e preservação dos recursos hídricos em uma escola de ensino fundamental anos finais de Taquarana/AL. A metodologias utilizadas foram aula de campo, feira de Ciências e aulas práticas. A aula de campo ocorreu com 7 turmas de 9º ano, no povoado que se localiza a Barragem onde ocorre a captação de água para o abastecimento a área urbana de Taquarana. As aulas práticas ocorreram durante o mês de março em alusão ao Dia da Mundial da Água, em todas 23 turmas entre 6º e 8º anos, com as temáticas “Ciclo hidrológico e a importância da água para a vida”. A feira de ciências foi um projeto interdisciplinar, que abordou a temática de energias renováveis com foco em energias produzidas por hidrelétricas. As metodologias propostas nesse trabalho, permitiram a experiências sobre a problemática ambiental trabalhando diretamente com a realidade próxima ao aluno, levando-os a repensarem sobre a postura que se tem em relação ao meio ambiente e despertando o desejo de mudança de atitude com consciência crítica e sustentável.