Ciências Humanas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Humanas por Autor "Albuquerque, Cassiano Henrique de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Ensino e Aprendizagem através de Makerspaces: uma revisão sistemática da literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-06) Albuquerque, Cassiano Henrique de; Cavalcante, Patrícia SmithEste artigo relata os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre os processos de ensino e aprendizagem em makerspaces. Foram analisados 72 artigos nas bases de dados Science Direct, IEEE Explore, SCIELO-Brasil, Periódico CAPES, BDTD e Google Acadêmico, seguindo o protocolo de Kitchenham e a metodologia PRISMA. Os resultados destacam elementos comuns aos makerspaces em geral, porém, evidenciam uma lacuna de pesquisas no ensino técnico e profissionalizante em especial. As carências encontradas incluem infraestrutura limitada, falta de formação dos professores, integração curricular inadequada e dificuldades na avaliação e reconhecimento dos conhecimentos adquiridos nos makerspaces.Item Espaços 4.0 e a educação maker: mapeamento do perfil do docente para atuar em cursos de qualificação tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10) Ferreira, Líllian Franciele Silva; Albuquerque, Cassiano Henrique de; Pereira, Renata Imaculada Soares; Cavalcante, Patrícia Smithcurta duração do projeto Espaço 4.0. O projeto Espaço 4.0 consiste em seis ambientes makers construídos em container customizado, equipados com impressoras 3D, computadores, drones, kits de Robótica Educacional e de Internet das Coisas, ferramentas e instrumentos; com foco na capacitação de jovens entre 15 e 29 anos da comunidade, em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. A formação maker realizada pelos instrutores consistiu em abordar conteúdos relacionados às metodologias ativas, cultura maker, recursos digitais, design thinking e prototipação. Os instrutores que participaram da formação em abril de 2022, iniciaram efetivamente as atividades relacionadas aos cursos a partir de maio de 2022. Metodologicamente, esta pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo, com foco na análise do questionário inicial aplicado aos professores que participaram da formação maker para os cursos que ocorreram simultaneamente nos Espaços 4.0 distribuídos em seis campi do Ifal. Os resultados iniciais apresentados mostram que a maioria dos instrutores possuem o grau de formação a nível de especialização e não possuem experiência em docência, sendo a prática pedagógica nos Espaços 4.0 o primeiro contato docente com alunos, numa experiência formal de educação. Os professores pesquisados tem o perfil relacionado a área tecnológica, porém, raramente já atuaram em projetos de inovação e tecnologia. Por fim, foram identificadas limitações relacionadas às Hard Skills dos instrutores, ao potencial de internalização dos pilares da cultura maker (criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade) e habilidades digitais com o manuseio das tecnologias inovadoras disponíveis nos Espaços 4.0, o que potencializa a importância de promover formações continuadas, pautadas nos aspectos maker, para auxiliar a atuação profissional nesses espaços inovadores.