Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
URI Permanente desta comunidade
Inclui trabalhos de conclusão de cursos de especialização e graduação produzidos no IFAL e fora dele
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Orientador "Alves, Carlos Henrique Almeida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A gamificação como alternativa para utilização dos smartphones no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-29) Marques Neto, Francisco Assis; Alves, Carlos Henrique Almeida; http://lattes.cnpq.br/4002100121572984; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho apresenta uma alternativa à utilização dos smartphones no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio. Discute os principais aspectos da Gamificação com relação ao interesse de maior engajamento dos alunos na componente curricular. Reflete acerca das informações de oferta de recursos tecnológicos na educação básica divulgadas pelo Ministério da Educação do Brasil. Estima o impacto orçamentário à implementação do smartphone como recurso tecnológico educativo no ensino público básico (Fundamental e Médio) em Alagoas. Destaca as informações disponíveis em organismos internacionais concernentes à educação de alta qualidade com o emprego de tecnologia digital. Expõe a média estimada de alunos por computador, em uma perspectiva local, no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino no Estado de Alagoas. A investigação incluiu pesquisa experimental aplicada a 79 (setenta e nove) alunos da 3ª série do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Alagoas. Corroborado por uma abordagem qualiquantitativa, a pesquisa analisou, por intermédio de um programa computacional e de atividade impressa, as especificidades de desempenho e comportamento dos alunos em contextos de ensino-aprendizagem digital gamificado, bem como em situações de ensino-aprendizagem tradicionais. O estudo indica parâmetros sobre uma educação de alta qualidade, com tecnologia acessível e custos reduzidos.