TCC Sistemas de Informação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Sistemas de Informação por Orientador "Silva, Cledja Karina Rolim da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Marvin: um chatbot para auxílio à comunidade do IFAL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-22) Leandro, Jonas Sousa; Silva, Cledja Karina Rolim da; Menezes, Douglas; Souza, Tarsis Marinho deA quantidade crescente de dados vem agravando o problema da procura de informação, pois, em sua maioria, são dados textuais, não estruturados e dispersos em várias fontes. Neste contexto, este trabalho propõe o uso de um chatbot para melhorar a experiência do usuário ao buscar por informações relacionadas ao IFAL campus Arapiraca. Este estudo descreve uma revisão bibliográfica por trabalhos semelhantes, o desenvolvimento da aplicação e o teste com os usuários. Para o desenvolvimento da aplicação, batizado de Marvin, foi realizada a leitura de projetos pedagógicos, instruções normativas, páginas na internet para o cadastramento de informações no chatbot. Além do estudo de frameworks e ferramentas. Os testes tiveram o objetivo de avaliar o uso e aceitação do chatbot criado, que de acordo com os resultados, foi bem aceito pela comunidade, sendo uma solução interessante para acesso à informação.Item Trabalhando o pensamento computacional em alunos com deficiência visual(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-15) Silva, Miguel Márcio Magalhães; Silva, Cledja Karina Rolim da; http://lattes.cnpq.br/1770216488772332; Silva, Cledja Karina Rolim da; http://lattes.cnpq.br/1770216488772332; Barbosa, Anderson Felinto; http://lattes.cnpq.br/5590648222014479; Ferreira, Diogo Sarmento; http://lattes.cnpq.br/6673430404078107Este projeto se concentra na aplicação do pensamento computacional e da lógica de programação para pessoas com deficiência visual, visando desenvolver uma aplicação de aprendizado acessível. Com o uso de blocos físicos 3D previamente desenvolvidos e QR codes, a aplicação oferece uma interface acessível e interativa, permitindo que os usuários montem algoritmos de forma tangível e passo a passo. Tudo isso está em conformidade com as diretrizes de acessibilidade web, proporcionando uma experiência adaptada para dispositivos móveis e leitores de tela. Após a implementação, foi realizada uma avaliação detalhada para analisar a eficácia da ferramenta. Este trabalho destaca os resultados dessa avaliação, bem como os aprendizados obtidos durante o desenvolvimento. O foco está na aplicabilidade prática da ferramenta no ensino de lógica de programação para pessoas com deficiência visual, com o objetivo de proporcionar uma experiência de aprendizado acessível e eficaz. Os resultados demonstraram que a ferramenta traz benefícios significativos para a aprendizagem de programação por parte das pessoas com deficiência visual, não apenas garantindo a inclusão desses alunos, mas também enriquecendo a qualidade do ensino como um todo.