TCC Técnico em Estradas
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Item Elaboração do mapa de risco da vinícola do município de Garanhuns-PE(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-01) Silva, Maria Eduarda Alves da; Barbosa, Gregory Aguiar Caldas; Silvestre, Wilma Karlla Paixão; http://lattes.cnpq.br/2837497401833762Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com o objetivo da elaboração e implementação do mapa de riscos da vinícola Vale das Colinas, com o intuito de identificar os riscos presentes no local de trabalho e alertar preventivamente, para assim, garantir a segurança e saúde dos trabalhadores. Para isso, foi realizada uma visita técnica, assim proporcionando a observação direta do local. Foi possível identificar riscos físicos, de acidentes, químicos, biológicos e ergonômicos, relacionados principalmente às atividades de produção e armazenamento do vinho. A partir dessas informações, foi elaborado um mapa de risco visual, que permite a fácil identificação dos riscos e ações a serem tomadas para minimizar os mesmos. Com a implementação do mapa de risco, espera-se uma melhoria significativa nas condições de segurança e saúde dos trabalhadores da vinícola, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.Item Pesquisa de satisfação dos alunos em relação ao curso de Estradas no IFAL - Campus Maceió(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-04-05) Lima, Maria Eduarda dos Santos e Silva; Lima Sobrinho, Marcial de Araujo; http://lattes.cnpq.br/9226335667554481; Barbosa, Gregory Aguiar Caldas; http://lattes.cnpq.br/5797542160360104O curso técnico em Estradas visa criar profissionais capazes de auxiliar em obras rodoviárias, desde o planejamento até a implementação do projeto. No IFAL, o curso foi inaugurado em 1962 e desde então faz parte da lista de cursos técnicos integrados oferecidos pelo instituto. Através de levantamentos de dados feitos e pesquisas realizadas, foi comprovado que o curso já passou por diversas coisas ao longo da sua história na instituição, desde uma mudança de nome até a existência em um determinado período. Contudo, o objetivo central do trabalho é analisar a satisfação dos alunos de estradas no IFAL-Campus Maceió no momento presente e apontar os possíveis motivos para o descontentamento ou aprovação dos mesmos para com o curso, levando em consideração informações históricas sobre o curso e em seguida apurar se as respostas condizem com a realidade atual. Neste trabalho também foram analisados depoimentos de ex-alunos, professores e ex-professores para além de constatar as respostas dadas pelos atuais alunos, também contar um pouco da evolução do curso, no decorrer da história na instituição, explorando os problemas, conquistas e outras coisas pertinentes. Finalmente, foi feita a comparação de alguns documentos atuais e antigos do IFAL em relação ao curso de Estradas que traziam consigo dados relevantes para a compreensão de muitas dúvidas existentes ao decorrer do trabalho, além de agregar no enriquecimento da pesquisa. Por fim, foi feita a comparação de alguns documentos relacionados ao curso com a realidade atual do mesmo na instituição, onde é possível constatar que apesar do curso teoricamente cumprir com o exigido para existir e funcionar, o mesmo apresenta sérios problemas em garantir o suporte e recurso necessário para os seus alunos, gerando enfim, uma grande insatisfação na maior parte dos discentes ao ingressar no curso, contribuindo para uma não tão boa experiência ao cursar o mesmo.Item Uso da borracha de pneus inservíveis na pavimentação asfáltica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-05-26) Silva, Debora Mireli Santos da; Campos, Afrânio Jorge Barbosa; http://lattes.cnpq.br/6246612848302929; Barbosa, Gregory Aguiar Caldas; http://lattes.cnpq.br/5797542160360104A utilização da borracha de pneu na pavimentação asfáltica é uma tecnologia comprovada para aumentar a resistência e durabilidade das mantas asfálticas, além de contribuir para a redução do descarte indevido de pneus, reduzindo o impacto ambiental. A borracha de pneu pode ser utilizada em diferentes etapas da produção de asfalto, por exemplo, em mistura com agregados minerais e ligantes asfálticos, ou mesmo em uma camada de revestimento asfáltico modificado com borracha. Estudos demonstraram que a adição de borracha de pneu ao asfalto melhora a resistência à deformação permanente, fadiga, envelhecimento e rachaduras. Além disso, o uso de borracha de pneu na pavimentação asfáltica ajuda a reduzir os custos de manutenção porque a vida útil da camada asfáltica é estendida. A tecnologia também pode ser utilizada em diversos tipos de pavimentos, como rodovias, aeroportos, estacionamentos e vias urbanas.