Permanência e êxito no ensino médio integrado: um estudo de caso no Instituto Federal de Alagoas
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Data
2021
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Resumo
A permanência e o êxito no ensino médio dos jovens têm caracterizado fonte de estudos de diversos
autores. No mesmo sentido, políticas públicas são adotadas na tentativa de diminuir a evasão e o
abandono, frequentes no percurso acadêmico. O presente trabalho objetiva conhecer e relacionar os
fatores relevantes para a permanência e êxito dos alunos nos cursos do ensino médio integrado do
Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, através da caracterização sociológica dos
percursos sociais e educativos. Seguindo a metodologia qualitativa e método analítico de estudo de
caso, procuramos investigar quais fatores proporcionam a permanência e o sucesso escolar e o que há
em comum entre os estudantes dos últimos anos que favorece atingir o êxito acadêmico. Indagar que
relações existem entre os fatores investigados e o êxito nos estudos, assim como conhecer o que leva
estudantes com o nível socioeconômico baixo a serem resilientes frente às adversidades na vivência do
ambiente estudantil foram as vertentes da presente pesquisa. Cabe ressaltar que a pandemia causada
pela covid-19 acarretou limitações no percurso da aplicação da pesquisa, sendo necessário fazer
algumas adequações devido às condições sanitárias implantadas mundialmente. No intuito de
compreender o fenômeno estudado, lives foram realizadas, falas de pessoas foram registradas, dados
para embasamento foram pesquisados em documentos gerados pela instituição, conversas
preliminares com a equipe pedagógica se efetuaram, reuniões on-line aconteceram. Os resultados
revelam indícios na relação entre o capital cultural das famílias e o desempenho acadêmico, e apontam
sinais da influência do convívio escolar na permanência dos discentes no IFAL. Entretanto, o produto
desta pesquisa também revela a necessidade de modificar estratégias e metodologias referentes ao
ensino e estruturação dos cursos, conduzindo a sugestão de direcionar as políticas educativas que
favoreçam o aumento da renda das famílias dos alunos, como a expansão da concessão de bolsas de
estudo. Tais ações poderão aumentar a possibilidade de efetivar maior número de alunos com vivência
exitosa na instituição
Descrição
Palavras-chave
Permanência na escola, êxito escolar, capital cultural, habitus